Mordida moderna

sexta-feira, março 25, 2011

Mordida moderna

25/3/2011

Agência FAPESP – O Tiarajudens eccentricus foi um dos primeiros animais a ter uma boca na qual os dentes de cima se encaixam com os debaixo, possibilitando mastigar vegetais duros. A espécie, que acaba de ser descrita, viveu há cerca de 260 milhões de anos no atual Brasil.

O extinto animal, do tamanho de um cão atual de grande porte, também tinha dentes-de-sabre, com cerca de 12 centímetros de comprimeiro nos adultos.



Precursor dos mamíferos que viveu há 260 milhões de anos no Brasil foi um dos primeiros a conseguir mastigar vegetais duros. Descoberta foi descrita na Science(divulgação)

A descrição do Tiarajudens eccentricus foi feita por Juan Carlos Cisneros, do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, e colegas do Brasil e da África do Sul na edição desta sexta-feira (25/3) da revista Science.

A inusitada boca da espécie agora descrita amplia o conhecimento a respeito da diversidade de um grupo de animais herbívoros conhecidos como anomodontos, parte do grupo dos terapsídeos, répteis mamaliformes que são ancestrais dos mamíferos.

A descoberta do Tiarajudens também oferece a mais antiga evidência de oclusão dentária – em que os dentes de cima e de baixo se encaixam para um mastigar eficiente – em terapsídeos.

A oclusão dentária pode ter ajudado a espécie e outros anomodontos a consumir plantas com muita quantidade de fibras, ajudando na expansão para novos nichos ecológicos.

Mas por que um herbívoro precisaria de dentes-de-sabre? Segundo Cisneros e colegas, o Tiarajudens pode ter usado as presas para lidar com competidores e assustar predadores.

O artigo Dental Occlusion in a 260-Million-Year-Old Therapsid with Saber Canines from the Permian of Brazil(doi:10.1126/science.1200305) de Cisneros e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.

+++++

Vide também: Primeiro herbívoro mastigador tinha dentes de sabre, Pesquisa Fapesp Online

+++++

Science 25 March 2011: 
Vol. 331 no. 6024 pp. 1603-1605 
DOI: 10.1126/science.1200305
REPORT

Dental Occlusion in a 260-Million-Year-Old Therapsid with Saber Canines from the Permian of Brazil

Juan Carlos Cisneros 1, 2, Fernando Abdala 3, Bruce S. Rubidge 3, Paula Camboim Dentzien-Dias 4, and Ana de Oliveira Bueno 2

Author Affiliations

1Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza, 64049-550, Ininga, Teresina, Piauí, Brazil.
2Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Avenida Bento Gonçalves 9500, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil.
3Bernard Price Institute for Palaeontological Research, University of the Witwatersrand, Private Bag 3, WITS 2050, Johannesburg, South Africa.
4Universidade Federal do Piauí, Picos, Piauí, Brazil.

ABSTRACT

Anomodonts, a group of herbivorous therapsid “mammal-like reptiles,” were the most abundant tetrapods of the Permian. We present a basal anomodont from South America, a new taxon that has transversally expanded palatal teeth and long saber canines. The function of the saber teeth is unknown, but probable uses include deterring attack from predators and intraspecific display or combat. The complex palatal teeth were used to process high-fiber food and represent early evidence of dental occlusion in a therapsid. This discovery provides new insight into the evolution of heterogeneous dentition in therapsids and broadens our understanding of ecological interactions at the end of the Paleozoic.

Received for publication 10 November 2010.
Accepted for publication 2 February 2011.

+++++

Professores, pesquisadores e alunos de universidades públicas e privadas com acesso ao site CAPES/Periódicos podem ler gratuitamente este artigo da Science e de mais 22.440 publicações científicas.