Estudo | 26/01/2011 18:25
DNA do orangotango é 97% igual ao humano
Estudo que analisou o genoma da espécie encontrou uma diversificação genética que pode ajudar o animal a sobreviver
Marlowe Hood, da AFP
Orangotango: animal está em risco de extinção
Paris - Os orangotangos são muito mais diversos geneticamente do que se pensava, uma descoberta que pode ajudar em sua sobrevivência, afirmam cientistas que acabam de concluir o primeiro exame de DNA da espécie de macaco, em risco crítico de extinção.
O estudo, publicado na edição desta quinta-feira da revista científica Nature, também revela que o símio - conhecido como "o homem da floresta" - quase não evoluiu nos últimos 15 milhões de anos, em forte contraste com o 'Homo sapiens' e seu primo mais próximo, o chimpanzé.
Antes amplamente distribuídos pelo sudeste da Ásia, apenas duas populações do símio inteligente e escalador de árvores vivem na natureza, ambas em ilhas da Indonésia.
De 40 mil a 50 mil indivíduos vivem em Bornéu, enquanto em Sumatra o desmatamento e a caça fizeram reduzir uma comunidade que antes chegava a ter 7.000 indivíduos, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
...
Leia mais aqui: EXAME
+++++
NOTA DESTE BLOGGER:
Vocês se lembram que disseram que a semelhança do DNA humano e de chimpanzés era de 99%? Só que nunca salientaram o que era este 1% de grande diferença:
Os genomas de humanos e chimpanzés diferem ACENTUADAMENTE em:
1. Grandes porções de DNA ausentes
2. Extra genes
3. Número e estrutura dos cromossomos
4. Conexões alteradas nas redes de genes
5. Indels (inserções e deleções)
6. Número de cópia de gene
7. Genes coexpressados
Isso foi trazido a público por Jon Cohen na revista Science, e destacado neste blog: BOMBA! BOMBA! A semelhança genética de 99% de chimpanzés-humanos era MITO, e que levou mais de 30 anos para revelar a agenda ideológica por detrás da manutenção desse mito. Ainda não li o artigo Comparative and demographic analysis of orang-utan genome da Nature, mas, provavelmente não será muito diferente do mito de 99% de semelhança entre os genomas.
+++++
FREE PDF GRÁTIS