A origem da vida? Não sabemos, mas especulamos, e isso é ciência, o resto é irracionalidade

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Sempre afirmei neste blog que a astrobiologia é uma ciência privilegiada porque não tem sujeito de pesquisa. É, todas as ciências são iguais, mas há ciências que são mais iguais do que as outras. Tem ciência que os cientistas nem querem ouvir falar de submetê-la ao rigor do contexto de justificação teórica, mas ela é tida como a maior ideia que toda a humanidade já teve, tão certa como a Terra gira em torno do Sol, e, pasme, tão corroborada como a lei da gravidade. E você sabe de qual teoria eu estou me referindo. O fato, Fato, FATO da evolução. Nada mais falso!!! 

A astrobiologia é uma dessas ciências privilegiadas pelas especulações: se não for X, então Y; se não for Y, então Z; se não for Z, então todo o ABC. A NASA é um agência científica que tem se dedicado a essa busca pela descoberta do Mysterium tremendum. Pisou na bola outro dia com a apresentação de supostas provas de que um veneno teria dado origem à vida. Cientistas mais capacitados caíram de pau em cima da turma da NASA, e a Grande Mídia nem deu o destaque que era devido para quem foi na jugular epistêmica da notícia estapafúrdia que foi dada pelos cientistas da NASA.

Hoje, a ciência não sabe nada sobre como se deu a origem e evolução da vida. NOTA BENE, não sabe nada. Sabe pouco, muito pouco, e este muito pouco é tido como PROVA DISSO, PROVA DAQUILO. Nem um pouco de ceticismo, uma coisa boa para o avanço da ciência, nada de ceticismo em uma questão dessas.

Em vez de terem a humildade de dizer -- NÃO SABEMOS (cientista odeia esta frase), eles preferem especular em nome da ciência e dizer: FOI ASSIM. É o que lemos agora no artigo de VEJA -- Formação de vida na Terra pode ter sido influenciada por partículas vindas do espaço

Gente, a coisa boa da  VEJA, contrariando o Marcelo Leite "Não damos espaço", jornalista especial da Folha de São Paulo, a VEJA ouviu o outro lado, e entrevistou ninguém nada menos do que o Dr. Marcos Eberlin Nogueira, professor de química na Unicamp, membro da Academia Brasileira de Ciência, e do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente) para apresentar as dificuldades que devemos ter em mente no que diz respeito à origem da vida. Leia a entrevista aqui.



Astrobiologia é ciência ou é mais uma tentativa ideológica de querer jogar o Mysterium tremendum para bem longe???