Esqueceram também de Alfred Russel Wallace...

domingo, janeiro 10, 2010

Gente, eu fiquei esperando por dois dias o JC E-Mail, órgão de divulgação científica da SBPC, outras publicações científicas, as universidades (até as com departamento de História da Ciência - PUC-SP e UFMG) e a Grande Mídia tupiniqiuim seguirem o sugerido pelo Prof. Dr. Wanderley de Souza:

"Cultuar a memória daqueles que efetivamente contribuíram para o avanço da Ciência é a melhor maneira de manter a imortalidade e estimular nossos jovens pela carreira científica", in Annus Caroli, uma homenagem a dois eminentes Carlos, JC E-Mail 3921, de 04 de Janeiro de 2010.

Nada, nadica de nada foi publicado no JC E-Mail e nem na Grande Mídia tupiniquim. Nenhuma linha. Nenhuma palavra sobre o aniversário de nascimento de Alfred Russel Wallace (Jan. 8, 1823 – Nov. 7, 1913).


Wallace é um cientista da estatura de Darwin, pois este naturalista e biogeógrafo britânico foi um dos primeiros a elaborar uma teoria da evolução através da seleção natural. Wallace 'viu' antes do que Darwin, que deitou e rolou na cama, e depois fez fama devida a Wallace.




Por que a Nomenklatura científica não realizou os megaventos de louvaminhice, beija-mão e beija-pé de Wallace como fez a Darwin? Razões científicas? Não, pois o trabalho de Wallace sobre a seleção natural é superior anos-luz do de Darwin. Razões ideológicas? Bem possível, pois Wallace defendia um tipo de Design Inteligente em relação à mente humana: a seleção natural não teria esta capaciade evolutiva.

Será que no Amazonas, a minha terra de nascimento, Wallace foi lembrado? Será que o caderno Mais! da Folha de São Paulo publicou um especial sobre o homem que antecipou Darwin na ideia mais inteligente que toda a humanidade já teve? Duvido...

Fui, Wallace, pensando que é melhor antes tarde do que nunca relembrar seu aniversário de nascimento. Como você não tinha QI (Quem indica) junto à comunidade científica britânica da época, passaram a perna em você. Lamento que você não teve a coragem e nem a ousadia de enfrentar os mandarins da Nomenklatura científica de sua época e brigar pelo seu devido lugar como o autor da teoria da evolução através da seleção natural.

Wallace, feliz aniversário! Ah, ia me esquecendo, nada mudou na Nomenklatura científica. Continua a mesma velha matreira e rasteira, e destruidora de carreiras acadêmicas dos críticos e oponentes dos paradigmas vigentes...