Vacina contra bugs

quarta-feira, janeiro 27, 2010

27/1/2010

Agência FAPESP – Um grupo de pesquisadores suíços desenvolveu uma nova ferramenta de TI (tecnologia da informação) que faz com que redes de computadores atuem em conjunto de modo a evitar bugs em programas.

Denominada Dimmunix, a ferramenta atua como se fosse uma vacina, aumentando a imunidade dos computadores e evitando futuras falhas. Criado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, o sistema atua automaticamente, dispensando o monitoramento por parte de operadores de redes.


Pesquisadores suíços desenvolvem ferramenta que imuniza computadores e redes inteiras da ocorrência de novas falhas em programas

A abordagem se baseia no conceito de falha de imunidade. Na primeira vez que um bug ocorre em um software ou sistema operacional, o Dimmunix salva uma assinatura digital da falha e, em seguida, observa como o computador reage ao problema.

Quando o bug está para ocorrer novamente, a ferramenta o identifica em seus registros e automaticamente altera sua execução, de modo que o programa continue a funcionar normalmente.

Com o Dimmunix, segundo seus criadores, o programa de navegação na internet (web browser), por exemplo, “aprende” a evitar o congelamento verificado na primeira vez que ocorreu um bug associado a um plug-in (programa associado e que aumenta as capacidades do browser).

A nova ferramenta também emprega tecnologia de computação em nuvem (cloud computing) para imunizar redes inteiras. Quando uma falha ocorre em uma determinada estação de trabalho, o Dimmunix produz “vacinas” que se espalham por toda uma rede, protegendo suas estações de futuros problemas semelhantes.

“O Dimmunix pode ser comparado ao sistema imunológico humano. Uma vez que o corpo é infectado, seu sistema imunológico desenvolve anticorpos. Posteriormente, ao deparar com o mesmo patógeno, o corpo o reconhece e sabe como combater eficientemente o problema”, explicou George Candea, diretor do Laboratório de Sistemas Confiáveis, onde a ferramenta foi criada.

O Dimmunix está disponível para download gratuito para programadores e interessados. Sua eficácia, segundo seus autores, foi demonstrada em programas escritos em linguagens Java e C/C++ e em sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire.

Mais informações: http://dimmunix.epfl.ch