O que significa a Companhia das Letras publicar livro apontando insuficiências epistêmicas em Darwin?

domingo, janeiro 31, 2010

Gente, quem diria, a Companhia das Letras, a casa publicadora oficial de Richard Dawkins no Brasil, teve a ousadia de publicar o livro Evolução em quatro dimensões - DNA, comportamento e a história da vida
de Eva Jablonka e Marion J.Lamb (destacado aqui neste blog) apontando insuficiências epistêmicas em Darwin, apontando para a incorporação do lamarckismo em nova teoria de evolução para livrar a cara de Darwin, y otras cositas mais.

Gente, eu fui dormir e tive um dos sonos mais leves de minha vida. Depois que acordei me veio a pergunta: O que significa a Companhia da Letras publicar livro apontando insuficiências epistêmicas em Darwin? Significa muito. Especialmnte em termos editoriais. Esta editora   só publicava (até 2009) livros que defendiam a ortodoxia do Darwinismo, à exceção dos livros de Richard Dawkins (aquele que, segundo James Shapiro disse no Fermilab, "vive no mundo da fantasia") mais ideológicos (promoção do ateísmo via ciência) do que científicos. 

O que isso significa? Neste blog, aqui e ali, eu mencionava que a Companhia das Letras iria publicar livro tal e tal contra Darwin. Não estou dizendo que 'eu fiz a cabeça' dos Schwarczes, mas eles, sem querer querendo ousaram desafiar a Nomenklatura científica, e novos livros tipo o de Jablonka e Lamb serão publicado pela Companhia das Letras ou por outras editoras que, por esta iniciativa dos Schwarczes, se sentirão mais corajosas em desafiar a Darwin, sem medo de serem felizes $$$. Há quase uma década eu disse para o meu amigo Luiz Fernando Emediato, editor da Geração Editorial que tinha alguns livros nesta veia de Jablonka e Lamb. Ele não mostrou interesse, pois achava que iria perder dinheiro. Emediato, o Enézio acertou mais uma! 

Além de influnciar, possivelmente, outras editoras a mijarem fora do caco de Down, quem sabe jornais como a Folha de São Paulo, não se sentirão mais livres das amarras darwinistas e darão a conhecer aos seus leitores as informações sonegadas pela sua editoria de ciência por mais de uma década? E quem sabe a FSP volta a ser o maior jornal do Brasil? E quem sabe a FSP finalmente vai praticar o jornalismo objetivo e apartidário que prega no seu Manual de Redação???

O que significa a Companhia da Letras publicar livro apontando insuficiências epistêmicas em Darwin? Significa muito. especialmente que os guardas-cancelas, oops, os peer-reviewers (é très chic, chérie, très chic) da Nomenklatura científica vão ter agora muito mais dificuldades de impedir a livre circulação de ideias para um maior número de pessoas.

Gente, e pensar que eu tive parte nessa história!!!

Quem viver, verá...

Fui, nem sei por que, pensando qual será a cara do Marcelo Leite e do Claudio Angelo e da Galera dos meninos e meninas de Darwin quando lerem este blog (eles são meus leitores de carteirinha) e tomarem conhecimento de que a Companhia das Letras está ajudando a desconstruir Darwin...