No planeta dos macacos, o homem ainda é superior!

segunda-feira, novembro 06, 2006

Acelerando a evolução do cérebro
por MikeGene

A capacidade de 'grudar' dos neurônios humanos pode ter sido um fator importante porque o cérebro humano evoluiu além dos cérebros de nossos parentes primatas. Numa pesquisa comparando os genomas de humanos, chimpanzés, ratos e outros vertebrados, pesquisadores no U.S. Department of Energy’s Lawrence Berkeley National Laboratory (Berkeley Lab) e Joint Genome Institute (JGI) descobriram um alto grau de diferenças genéticas incomum nas seqüências de DNA que parecem regular os genes envolvidos nas moléculas de adesão de células nervosas. A adesão celular controla muitos aspectos do desenvolvimento do cérebro, inclusive o crescimento e a estrutura, e capacita os neurônios a se conectarem com outros neurônios e proteínas apoiadoras. As diferenças nas conexões moleculares de neurônios humanos comparadas aos neurônios dos chimpanzés, ratos e outros animais, poderia ajudar a explicar por que o cérebro humano é capaz de muito mais funções cognitivas complexas.

Num artigo publicado na edição de 3 de novembro de 2006 da revista científica Science, uma equipe de pesquisadores dirigidos por Edward Rubin, MD, diretor dos dois institutos – JGI e o Laboratório da Divisão de Genômica de Berkeley, relatam numa pesquisa de genômica comparativa de seqüências não-codificadoras conservadas [em inglês conserved noncoding sequences (CNSs)] – seqüências de DNA compartilhada por muitos organismos diferentes que não codificam para proteínas, mas que desempenham papel importante na regulação de expressão de gene. No artigo publicado na revista Science, os pesquisadores identificaram 992 CNSs cujas seqüências eram especificamente modificadas nos humanos e enriquecidas próximas dos genes envolvidos na adesão celular de neurônios.

Disse Noonan, "Embora as CNSs aceleradas dos chimpanzés também fossem significativamente enriquecidas próximas dos genes de adesão celular neuronal, não havia superposição entre eles e as seqüências humanas de DNA, o que sugere que a evolução acelerada da função de adesão celular ocorreu independentemente nos humanos e chimpanzés. Não conseguimos detectar nenhum enriquecimento de CNS perto dos genes de adesão celular nos ratos".

Mais detalhes aqui (em inglês)Postado domingo, 5 de novembro, 2006, 11:06 am
+++++

"Uma das maiores questões em genética é quais são as seqüências de DNA nos humanos responsáveis pelas capacidades que nos distinguem do resto do reino animal", disse Rubin. Então, como é que fica a tal de 98% de semelhança entre os genomas humanos e de chimpanzés, quando o cérebro humano é capaz de capacidades cognitivas muito mais complexas? Muito propalada, mas muito mal explicada cientificamente para os leigos. A menos que uma ideologia esteja imbricada nos relatos das descobertas científicas. Se for assim, não temos mais ciência qua ciência, mas naturalismo filosófico travestido de ciência.
No planeta dos macacos, o homem ainda é superior! Afinal de contas, somos a única espécie a ponderar sobre a origem e evolução do universo e das espécies...