Em 2008, numa reunião da History of Science Society, Provine deu uma palestra intitulada Random Drift and the Evolutionary Synthesis. No abstract, Provine foi curto e grosso: vou falar das falsidades da Síntese Evolutiva Moderna:
A minha palestra irá delinear problemas com a Síntese Evolutiva (Moderna), com ênfase sobre a deriva genética aleatória. Cada afirmação da Síntese Evolutiva (Moderna) abaixo é falsa:
1. A seleção natural foi o principal mecanismo em todos os níveis do processo evolucionário. A seleção natural deu origem à adaptação genética.
2. Homeostase genética. Todo o genoma foi organizado e unido, e até os pools gênicos foram homeostáticos.
3. “Um gene, uma enzima”
4. A evolução dos caracteres fenotípicos tais como os olhos e ouvidos, etc, foram um bom guia para a evolução da proteína; ou, esperava-se que a evolução da proteína imitasse a evolução fenotípica.
5. A evolução da proteína foi um bom guia para a evolução da sequência do DNA. Até Lewontin e Hubby pensaram, primeiramente, que entendendo a evolução da proteína fosse a chave para entender a evolução do DNA.
6. A recombinação era mais importante do que a mutação na evolução.
7. A macroevolução era uma simples extensão da microevolução.
8. A definição de “espécies” era cristalina – os conceitos biológicos de espécies de Dobzhansky e Mayr.
9. A especiação era entendida em princípio.
10. A evolução é um processo de compartilhar ancestrais comuns até a origem da vida, ou em outras palavras, a evolução produz uma Árvore da Vida.
11. A herança dos caracteres adquiridos era impossível em organismos biológicos.
12. A deriva genética aleatória era um conceito cristalino, e invocado constantemente sempre que os tamanhos das populações fossem pequenos, inclusive os fósseis de organismos.
13. A Síntese Evolutiva (Moderna) foi realmente uma síntese.
14. A biologia molecular roubou da paleontologia toda a capacidade de se construir as filogenias.
Source/Fonte: History of Science Society
+++++
NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:
O MEC/SEMTEC/PNLEM ainda aprova livros-texto de Biologia do ensino médio onde nossos alunos não ficam sabendo dessas dificuldades fundamentais para a corroboração da teoria da evolução no contexto de justificação teórica. E olha que foi um evolucionista honesto (tem disso entre os darwinistas) como Provine para ter a coragem de dizer isso diante de uma sociedade histórica cujo comportamento diante de Darwin é um de beija-mãos e beija-pés.
Valeu Provine pela sua coragem de dizer a verdade. Espero que você esteja se recuperando do seu câncer e que não pense em uma saída desta situação como já pensou.
+++++
Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.