Conferência em Fortaleza discute novo modelo de educação

terça-feira, setembro 21, 2010

JC e-mail 4100, de 21 de Setembro de 2010.


Mais de mil educadores são esperados a partir desta terça-feira (21/9) em Fortaleza para a Conferência Internacional dos Sete Saberes. O filósofo francês Edgar Morin participa da abertura do evento

O evento é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Católica de Brasília (UCB) e vai até quinta-feira (24/9).

"A ideia é repensar como se trabalha a educação hoje e romper alguns paradigmas do ponto de vista conceitual e também metodológico", explica a pró-reitora da Uece, Celina Ellery.

Participarão dos debates especialistas de México, Peru, Argentina, Espanha, Bolívia, França e do próprio Brasil. Foram selecionados 150 trabalhos, nas áreas de educação e saúde, que serão apresentados durante o encontro. Haverá os seguintes blocos temáticos: "as cegueiras do conhecimento"; "os princípios do conhecimento pertinente"; "ensinar a condição humana"; "ensinar a identidade terrena"; "enfrentar as incertezas"; "ensinar a compreensão"; "a ética do gênero humano".

Além dos mil participantes que estão em Fortaleza, cinco mil educadores acompanharão o evento em tempo real, em salas de teleconferência no Ceará e outros estados.

Durante a conferência, a Uece concederá título de doutor Honoris Causa a Morin. A entrega acontece na quarta-feira (22/9) às 19h, em sessão solene do Conselho Universitário, no auditório Paulo Petrola, no campus do Itaperi.

O site www.uece.br/setesaberes disponibiliza a programação do evento.

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Edgar Morin no livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, uma sugestão à UNESCO para a educação no século XXI, Morin assim se expressou:

“As ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas, mas igualmente revelaram, ao longo do século XX, inúmeras zonas de incerteza. A educação deveria incluir o ensino das incertezas que surgiram nas ciências físicas (microfísica, termodinâmica, cosmologia), nas ciências da evolução biológica e nas ciências históricas".

Louvável agora a iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), e ver que valeu a pena ter apresentado um trabalho na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2009 :

A SUGESTÃO DE EDGAR MORIN PARA O ENSINO DAS INCERTEZAS DAS CIÊNCIAS DA EVOLUÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA – UMA BIBLIOGRAFIA BREVEMENTE COMENTADA

Enézio Eugênio de Almeida Filho
Ms em História da Ciência
Doutorando em História da Ciência [à época]
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 
Email: neddy@uol.com.br

Resumo: 

No seu livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Edgar Morin sugeriu à UNESCO incluir o estudo das incertezas que surgiram nas ciências físicas, nas ciências da evolução biológica e nas ciências históricas no século XX. Este artigo expande a sugestão feita por Morin em 1999 ao apresentar alguns exemplos da discussão de algumas linhas de evidências usadas para defender a evolução química ou biológica em livros-texto de biologia do ensino médio. Os argumentos apresentados por esses especialistas contradizem aspectos fundamentais das atuais teorias da evolução química e biológica, especialmente aqueles apresentados aos alunos em livros didáticos. Esses exemplos de discussão estão divididos em cinco seções, com uma breve descrição de suas implicações para a evolução química e biológica em um contexto de justificação teórica.

Palavras-chave: Charles Darwin, Edgar Morin, Teoria da evolução química, Teoria da evolução biológica, Incertezas 

Abstract: 

In his book Seven complex lessons in education for the future, Edgar Morin suggested to UNESCO to include the study of uncertainties that have emerged in the physical sciences, the sciences of biological evolution, the historical sciences in the 20th century. This article expands the suggestion made by Morin in 1999 by presenting some examples of the discussion of some lines of evidence used for defending the chemical or biological evolution in high school textbooks. The arguments presented by these specialists contradict fundamental aspects of current chemical and biological evolutionary theories, especially those presented to the students in textbooks. These examples of discussion are divided in five sections with a brief description of its implications for the chemical and biological evolution in a context of theoretical justification.

Key-words: Charles Darwin, Edgar Morin, Chemical theory of evolution, Biological theory of evolution, Uncertainties

+++++ 

Apresentação oral no II Congresso Nacional das Licenciaturas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie no dia 01/10/2009.

+++++

2.000 inscritos que receberam um CD contendo PDFs de todas as palestras aprovadas pela Comissão Científica daquele evento.

+++++

Alô MEC/SEMTEC/PNLEM, não dá mais para não apresentar as incertezas da teoria da evolução através da seleção natural nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, e muito menos não ensiná-las aos nossos alunos.

Fui, nem sei por que, feliz da vida: a UNESCO corrobora as críticas feitas por este blogger, um simples professorzinho do ensino médio (muito me orgulho disso), que ousou e ousa desafiar a Nomenklatura científica.

+++++

Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.