Pinças ópticas: manipulando células vivas com pinças de luz laser

terça-feira, novembro 10, 2009

Pinças ópticas: manipulando células vivas com pinças de luz laser
10/11/2009

Dia 17/11/2009

Agência FAPESP – “Pinças ópticas: manipulando células vivas com pinças de luz laser” será o tema da palestra de Herch Moysés Nussenzveig, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Ciência às 19 Horas no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo. O evento ocorrerá no dia 17 de novembro.

Pinça óptica é um instrumento inventado pelo físico Asthur Ashkin com grande impacto na biologia. Ao empregar um microscópio e um feixe fortemente focalizado de luz laser, ela funciona como uma pinça de luz, que permite interagir com uma célula viva sem danificá-la, exercendo forças e medindo deslocamentos em processos biológicos, até mesmo no nível de moléculas únicas.

Nussenzveig explicará como funciona uma pinça óptica e descreverá pesquisas em andamento no Laboratório de Pinças Ópticas da UFRJ.

O pesquisador é membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. É autor, entre outros, da coleção Curso de Física Básica, premiada com o Prêmio Jabuti em 1999 na categoria “Ciências Exatas, Tecnologia e Informática”.

O Ciência às 19 Horas é realizado no Auditório Sérgio Mascarenhas, no IFSC. A entrada é franca.

Mais informações: (16) 3373-9848/8075.