Rio Grande do Norte terá doutorado em ciências climáticas

sexta-feira, novembro 20, 2009

JC e-mail 3894, de 20 de Novembro de 2009.

9. Rio Grande do Norte terá doutorado em ciências climáticas

Programa é fruto de parceria entre a Universidade Federal do Rio grande do Norte e o Centro Regional do Nordeste (CRN), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O primeiro doutorado em Ciências Climáticas do Brasil foi aprovado em outubro pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Nível Superior (Capes). As aulas serão na UFRN.

A coordenadora do Departamento de Políticas de Programas Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Darly Silva, diz que o estado foi escolhido porque desenvolve pesquisas importantes e tem uma posição geográfica privilegiada.

"Temos uma preocupação grande com a erosão costeira e com a desertificação que avança no estado. Além disso, a UFRN tem vocação para as questões de modelagem numérica, instrumentação oceonográfica e, além disso, o estado tem a primeira base de lançamento de foguetes do país", lembra.

O curso, com duração de quatro anos, terá ênfase em três temas: atmosfera oceânica, modelagem numérica e instrumentação oceanográfica. A coordenadora destaca que o curso é aberto para qualquer profissional da área de ciências exatas.

"Nosso objetivo é ter uma opção multidisciplinar para os profissionais brasileiros. Qualquer pessoa formada em física, química, biologia e outras áreas relacionadas podem fazer o curso. Precisamos de pessoal cada vez mais qualificado no mercado", avalia.

Para auxiliar nas pesquisas, o MCT liberou R$ 4 milhões para a construção de um laboratório de calibração de equipamentos de meteorologia e oceonografia.

O processo de seleção dos alunos do doutorado em Ciências Climáticas ainda não está marcado, mas deve ocorrer no primeiro semestre de 2010.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)