Nenhum jornalista científico se pronunciou em 2003 e 2005

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Em 2003 e 2005 este blogger encaminhou uma análise crítica ao MEC/SEMTEC [documento protocolado] sobre a abordagem inadequada e evidências científicas distorcidas em vários livros-texto de Biologia do ensino médio.

Naquela ocasião destacamos a abordagem dos autores daqueles livros sobre a origem e a evolução da vida:

A ORIGEM DA VIDA

O QUE DIZIAM: As teorias de Oparin-Haldane e a experiência de Urey-Miller eram apresentadas como sendo a explicação científica para a origem da vida na Terra.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que a teoria da evolução química não goza mais de respeitabilidade científica, mas a experiência de Urey-Miller ainda continuava nos livros “demonstrando” como a vida surgiu.

A EXPLOSÃO CAMBRIANA

O QUE DIZIAM: Pouco ou nada diziam sobre este aspecto evolutivo fundamental. Alguns apenas citavam a data do evento: mais ou menos 560 milhões de anos.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que os principais filos aparecem no registro fóssil há mais de 540 milhões de anos, sem intermediários, plenamente funcionais, contrariando a evolução gradual. Segundo Darwin, uma “objeção fatal” à sua teoria, mas omitida em todos os livros-texto de Biologia.

HOMOLOGIA ANATÔMICA

O QUE DIZIAM: Semelhança devido à ancestralidade comum é evidência de ancestralidade comum.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que isso é uma tautologia: um argumento circular que nada diz em ciência.

EMBRIÕES VERTEBRADOS:

O QUE DIZIAM: Os embriões de vertebrados eram apresentados como sendo idênticos no estágio inicial e que isso é uma evidência a favor da ancestralidade comum.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que há mais de um século os biólogos sabem que os embriões vertebrados não são semelhantes no estágio inicial, e que os desenhos de Haeckel (ou fotografias) que os mostram assim foram “forjados” para “apoiar” o fato, Fato, FATO da teoria da evolução.

MELANISMO INDUSTRIAL

O QUE DIZIAM: É o exemplo-mor de evolução em ação diante de nossos olhos.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que a foto das mariposas Biston betularia “camuflando-se” nos troncos das árvores como evolução em ação é falsa. Desde 1980 os biólogos sabem: não descansam nos troncos das árvores e foram “coladas” nos troncos para apoiar o “fato da evolução”!

OS TENTILHÕES DE DARWIN

O QUE DIZIAM: Tentaram induzir aos alunos que a variação dos bicos dos tentilhões de Darwin explica a origem das espécies por meio da seleção natural.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que não ocorreu nenhuma megaevolução. Os tentilhões, apesar da variedade de bicos e costumes alimentares, continuam tentilhões.

A EVOLUÇÃO HUMANA

O QUE DIZIAM: Os macacos-antropóides ilustram nossos supostos ancestrais.

O QUE FALTAVA: Não informaram aos alunos que os paleoantropólogos discordam sobre quais foram nossos ancestrais e como pareciam. Os cladogramas aqui “supõem” como esta relação filogenética teria ocorrido. Parece que não há somente um “elo perdido”, mas toda uma “corrente perdida”.

NENHUM JORNALISTA SE PRONUNCIOU EM 2003 E 2005

NEM MARCELO LEITE QUE SABIA DISSO, MAS NÃO DÁ ESPAÇO!

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Eu tenho diante de mim o PNLEM 2009 de Biologia. Eu espero que as editoras me forneçam o livro do professor para que o nosso pequeno grupo faça uma análise crítica da abordagem das atuais teorias da origem e evolução da vida.

Será que nada mudou??? Conhecendo, como conheço a Nomenklatura científica, pouca coisa ou nada mudou.