A Evolução da evolução: a Sci Am-Brasil também vai “macaquear” a Sci Am

terça-feira, dezembro 16, 2008

Nos Estados Unidos as revistas com especiais sobre Darwin já começaram a chegar às bancas de jornais e revistas. Exemplo desta escancarada e nauseabunda louvaminhice, beija-mão e beija-pé de Darwin é a revista Scientific American com a edição de janeiro de 2009.

Como eu, todo mundo já esperava, o especial é uma louvação só utilizando sempre o comando Ctrl + Alt +Insert:

1. Darwin foi um gênio científico, o maior de todos os cientistas da história da humanidade (eu acho que o Dennett trabalha na redação da Sci AM).

2. A evolução é a pedra fundamental de toda a biologia (eu acho que aqui eles invocaram o mantra de Dobzhasnky: nada em biologia faz sentido a não ser luz da evolução, quando a atitude científica deveria dizer – nada em biologia faz sentido a não ser à luz das evidências).

3. Como não podia faltar, os criacionistas malditos ainda tentam introduzir a religião irracional deles nas aulas de ciência nas escolas públicas americanas.

Teve um artigo cujo título eu fiquei bastante intrigado − “Why Everyone Should Learn the Theory of Evolution” (Porque todos devem aprender a Teoria da Evolução).

Ué, mas esta foi a única teoria que eu aprendi na escola e que todo mundo aprende desde o ensino fundamental. Esta teoria geral da evolução é ensinada sem nenhuma crítica quando evolucionistas competentes e honestos discutem suas insuficiências epistêmicas fundamentais e que o neodarwinismo é uma teoria em crise e nos seus estertores no contexto de justificação teórica.

Eles não abordam que uma nova teoria da evolução vai surgir no pedaço, que não será selecionista, depois das celebrações de “culto à personalidade”. É este tipo de abordagem sobre uma teoria científica que os alunos precisam conhecer em salas de aulas de ciências. Do jeito que está, não é educação, é doutrinação. Não é ciência, é dogma.

Este blogger, um historiador de ciência em formação, sabe que Charles Robert Darwin (ele não gostava de ser chamado pelo nome complete) não pensava tão alto assim de si mesmo. Numa passagem de sua autobiografia, Darwin destacou:

“Eu não tenho nenhuma grande rapidez de percepção ou perspicácia que é tão notável em alguns homens inteligentes [...]”

Acho melhor a gente ouvir e ler Darwin no original do que as múltiplas vozes de idólatras secularistas fundamentalistas clamando pelo seu deus...

Dia 12 de fevereiro é aniversário de Darwin. 200 anos para ser mais exato. Nada mais propício para envidar esforços para que todos aprendam mais sobre a evolução. Eles concluíram um dos artigos assim:

“A seleção natural e a idéia complementar de como genes, indivíduos e espécies mudam ao longo do tempo deve ser tanto parte do desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico como o raciocínio dedutivo e o estudo de ética.”

Gente, eles só faltaram emendar, mas aí seria muita, mas muita falta de criatividade:

“Nada em raciocínio dedutivo e na ética faz sentido, a não ser à luz da evolução.”

Pano rápido, mas não corram já para as bancas, pois a Sci AM-Brasil só vai macaquear a Sci AM em fevereiro de 2009.

Em 2009, vai ser um Darwin nos acuda. Quem viver, verá...