Esqueceram da origem da vida na Exposição “Visões da Terra: Entre Deuses e Máquinas”

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Visões da Terra: Entre Deuses e Máquinas – Qual o lugar da humanidade no mundo que vivemos?

15/12/2008

De 12/12/2008 à 31/7/2009

Agência FAPESP – A exposição “Visões da Terra: Entre Deuses e Máquinas – Qual o lugar da humanidade no mundo que vivemos?” está em cartaz até 31 de julho de 2009, na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP).

A mostra, que propõe uma viagem pela história do nosso planeta por meio de reflexões sobre como o homem se relaciona com o mundo em que vive, é composta de vários módulos com informações e obras de arte que reconstroem a evolução da vida na Terra.

“A revolução científica: um novo modo de pensar a Terra”, “A razão ordena o mundo”, “A evolução da Terra e da vida”, “Os programas científicos da revolução industrial”, “A Terra como sistema na era da informação” e “A sinfonia do clima: glaciações e inundações marinhas cíclicas” são alguns tópicos abordados na exposição.

A exposição tem coordenação de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Mais informações aqui e aqui.

+++++

NOTA IMPERTINENTE DO BLOGGER:

Por que os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul deixaram de fora a origem da vida nesta importante exposição? A razão não ordena o mundo? Então por que deixaram de fora a questão da origem da vida nas “reflexões sobre como o homem se relaciona com o mundo em que vive”?

Se a questão da origem da vida é assim tão irrelevante epistemicamente, por que a origem da vida ainda continua sendo apresentada em nossos melhores livros-texto de Biologia dos ensinos médio e superior?

Alô MEC/SEMTEC/PNLEM: A origem da vida é epistemicamente irrelevante para as reflexões sobre como o homem se relaciona com o mundo em que vive!