A evolução em quadrinhos
Um concurso para quem sabe fazer boas histórias com a ciência
Quem foi Charles Darwin? O que é a teoria da evolução? Não sabe a resposta dessas perguntas? Então, atenção para a CHC 194. Ao ler esse número da sua revista favorita, você não vai apenas conhecer o naturalista britânico que mostrou como os seres vivos evoluem, isto é, como eles se alteram ao longo do tempo, mas também ficar por dentro de um concurso que vai dar uma viagem ao vencedor, com direito a acompanhante!
Gostou? Então, se você tem até 16 anos e está cursando o Ensino Fundamental, leia a CHC 194, inspire-se e crie uma história com cinco ou seis quadrinhos coloridos, em papel A4, que tratem da teoria da evolução. Uma comissão formada por ilustradores da revista, cientistas e integrantes do Ministério de Ciência e Tecnologia irá eleger a história em quadrinhos mais interessante. O autor da história escolhida ganha uma assinatura da CHC e uma viagem com acompanhante para o Rio de Janeiro ou para São Paulo, onde visitará diferentes centros de pesquisa.
Para participar, envie seu trabalho, até o dia 31 de dezembro, para a Redação da revista Ciência Hoje das Crianças: Av. Venceslau Brás, 71, fundos, casa 27, CEP 22290-140, Rio de Janeiro/RJ. No envelope, coloque o nome do concurso: A Evolução em Quadrinhos! Na CHC 198 (janeiro e fevereiro de 2009), será publicado o resultado. Participe e... Boa sorte!
A Redação
Ciência Hoje das Crianças
15/10/2008
+++++
NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:
Que Charles Darwin é uma figura importante na História da Ciência ninguém discute. Que sua teoria da evolução se resume em os animais se alterarem ao longo do tempo ninguém discute. Aliás, nós nem precisamos de Darwin para verificar isso na natureza. A proposição de Darwin é muito mais do que simples alteração ao longo do tempo, mas processos transmutacionistas de grandes ou pequenas modificações morfológicas. Ex.: um Australopithecus se transformar num antropólogo, um Tiranossauro rex se transformar num tico-tico.
Se a revista CHC 194 não informou aos pequenos corações e mentes sobre as muitas dificuldades fundamentais para a corroboração da teoria geral da evolução no contexto de justificação teórica, e que uma nova teoria da evolução já está no forno, então estas redações não poderão produzir boas histórias com a ciência, pois serão reflexos de um velho espelho teórico do século XIX.