JC e-mail 3447, de 12 de Fevereiro de 2008.
11. Instituto Sangari realiza palestras sobre Charles Darwin na Livraria da Travessa
A primeira acontece na quinta-feira
Dando continuidade à exposição "Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo", no Museu Histórico Nacional, o Instituto Sangari promove, de 14 de fevereiro a 3 de abril, sempre às quintas-feiras na Livraria Travessa do Shopping Leblon, um ciclo de palestras com o tema "Descobrindo a Árvore da Vida", com um título e um palestrante diferente a cada semana.
As palestras deste ciclo pretendem situar a vida e a obra de Charles Darwin e a sua influência não só sobre a Biologia como também em outras áreas do conhecimento e na visão de mundo contemporânea. Os palestrantes convidados são professores, pesquisadores e representantes de entidades do universo científico.
No dia 14/2, o palestrante será Nélio Bizzo, professor titular da Faculdade de Educação/USP.
Nelio Bizzo foi pesquisador do Manuscripts Room da Universidade de Cambridge, onde foi credenciado para pesquisar os manuscritos e a biblioteca pessoal de Charles Darwin. Entre março e abril de 2002, fez a travessia de Santiago (Chile) a Mendoza (Argentina), pelo Paso de los Libertadores, nos Andes, mesma trilha percorrida por Charles Darwin entre março e abril de 1835, a bordo do Beagle.
Publicou o livro: Darwin: do telhado das Américas à teoria da evolução, 2002, pela coleção Imortais da Ciência, editora Odysseus.
Nelio Bizzo apresenta a sua visão original sobre a importância da viagem do Beagle para Charles Darwin onde os Andes aparecem como protagonistas dessa história no local comumente atribuído às ilhas Galápagos.
Com uma linguagem envolvente, Nélio revela interessantíssimos detalhes históricos, pouco conhecidos, dos bastidores da histórica viagem do naturalista.
Serviço:
Livraria da Travessa Leblon - Shopping Leblon - Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205 A
Quintas-feiras, dia 14/02 às 20:00h
Entrada Franca
(Assessoria de Comunicação do evento)
+++++
Nota deste blogger: Palestras assim dão início aqui no Brasil do processo de "louvaminhice" de Charles Darwin. Engraçado, se Alfred Wallace teve sua idéia usada por Darwin, por que não há tanto oba-oba festivo em relação ao co-descobridor da seleção natural? Aliás, esta história de seleção natural é mais antiga do que muitos imaginam e não tem nada a ver com Darwin tendo "a maior idéia que a humanidade já teve".
É preciso contar outra história sobre Darwin, mas a Nomenklatura científica não deixa...