Nova espécie de serpente é descoberta por pesquisadores da Faculdade de Veterinária da UFF

terça-feira, janeiro 12, 2010

JC e-mail 3927, de 12 de Janeiro de 2010.

21. Nova espécie de serpente é descoberta por pesquisadores da Faculdade de Veterinária da UFF

Espécie já se enquadra na categoria "ameaçada", uma vez que seu habitat natural, de restinga, vem desaparecendo

Ao fazer um levantamento das espécies de anfíbios e répteis presentes na restinga do Núcleo Experimental de Iguaba Grande, na Baixada Litorânea, uma aluna de veterinária da UFF, Angele Martins, descobriu uma nova espécie de serpente, a Tantilla sp.

O Brasil tem 708 espécies de répteis e 849 de anfíbios, o que coloca o país como o mais rico em número de espécies de anfíbios do mundo e o terceiro mais rico em número de espécies de répteis.

Embora esses números sejam impressionantes, o conhecimento atual ainda está distante da diversidade real do grupo, pois ainda existem áreas imensas não inventariadas. Para a quase totalidade das restingas brasileiras sequer há informações sobre a simples composição da fauna de répteis.

As restingas são ambientes característicos da Mata Atlântica e Angele Martins estudou, sob a orientação do professor Sávio Bruno, o ambiente de restinga do Núcleo Experimental de Iguaba Grande, pertencente à universidade (NEIG/UFF). A pesquisadora catalogou a existência de 19 espécies de anfíbios e 15 de répteis.

A surpresa foi encontrar uma serpente ainda não catalogada e não registrada no Museu Nacional, onde todas as espécies têm que estar depositadas, obrigatoriamente.

A nova espécie já se enquadra na categoria "ameaçada", uma vez que seu habitat natural, de restinga, vem desaparecendo. Isto reforça a importância, diz Bruno, de estudos acerca das restingas como condição para conservação e preservação da fauna remanescente.

Angele Martins defendeu sua monografia no final de novembro e agora deverá publicar um artigo, provando que a serpente é de uma espécie até então desconhecida.
(Informações da Assessoria de Imprensa da UFF)