Annus Caroli, uma homenagem a dois eminentes Carlos

segunda-feira, janeiro 04, 2010

JC e-mail 3921, de 04 de Janeiro de 2010.

28. Annus Caroli, uma homenagem a dois eminentes Carlos, artigo de Wanderley de Souza

"Cultuar a memória daqueles que efetivamente contribuíram para o avanço da Ciência é a melhor maneira de manter a imortalidade e estimular nossos jovens pela carreira científica"

Wanderley de Souza é diretor de Projetos do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e professor licenciado do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina e foi secretário de Estado de C&T do RJ. Artigo publicado no "Monitor Mercantil":

O ano que finda deixará registrado as comemorações decorrentes de dois grandes destaques da ciência, ambos resultantes do trabalho de dois pesquisadores com o mesmo nome: Carlos, o bicentenário da obra de Charles Darwin e seu trabalho sobre a origem das espécies, com amplo impacto mundial e o centenário da descoberta do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, contribuição marcante de Carlos Chagas e considerada, ainda hoje, a mais importante descoberta da Ciência brasileira de todos os tempos.

A comemoração do trabalho de Darwin movimentou um grande número de instituições e sociedades científicas em todo o mundo. As celebrações do trabalho de Chagas ficaram restritas ao Brasil e a Argentina. No Brasil, quatro eventos importantes relembraram a importante obra de Chagas.

Primeiro, um simpósio internacional organizado pela Fundação Oswaldo Cruz reuniu, no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de julho, importantes pesquisadores que estudam os mais variados aspectos da doença. Segundo, o congresso internacional de Protistologia, realizado entre 23 e 28 de agosto na cidade de Búzios, analisou em detalhes aspectos da biologia do Trypanosoma cruzi, explorando as contribuições dadas por áreas básicas da Ciência contemporânea, como a Biologia Celular, Bioquímica e Imunologia.

Terceiro, estreou em 5 de outubro, no Palácio das Artes em Belo Horizonte a ópera "Chagas", composta pelo saudoso Maestro Sílvio Barbato, com o libreto de Renato Icarahy e direção de Moacyr Góes, iniciativa patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Oswaldo Cruz.

Quarto, a tradicional reunião realizada em Uberaba reviu os avanços ocorridos em relação a um melhor conhecimento sobre a doença, sua distribuição epidemiológica, seu controle, o seu diagnóstico e as necessidades de aperfeiçoamento no seu tratamento.

Quinto, a Academia Nacional de Medicina realizou uma sessão especial no dia 19 de novembro último abordando desde os aspectos históricos relacionadas com a descoberta da doença de Chagas até o seu estágio atual, com ênfase na preocupante situação da doença na região amazônica, onde a infecção oral pela ingestão de suco de frutas, como o açaí, é cada vez mais freqüente.

O ano de 2009 se encerra com a oportuna reunião da Academia Brasileira de Ciências, realizada nos dias 26 e 27 de novembro na Universidade Federal de Minas Gerais, que sob o título de "Annus Caroli", organizado por Paulo Beirão e Sérgio Pena, homenageou os dois Carlos com uma série de palestras que revisaram o estágio atual da contribuição dos dois eminentes pesquisadores e colocou em perspectiva uma temática sempre atual. Cultuar a memória daqueles que efetivamente contribuíram para o avanço da Ciência é a melhor maneira de manter a imortalidade e estimular nossos jovens pela carreira científica.
(Monitor Mercantil, 30/12)