28º Congresso Brasileiro de Zoologia acontece no próximo mês, em Belém

quarta-feira, janeiro 20, 2010

JC e-mail 3933, de 20 de Janeiro de 2010.

24. 28º Congresso Brasileiro de Zoologia acontece no próximo mês, em Belém

O tema desta edição é "Biodiversidade e Sustentabilidade"

Promovido pela Sociedade Brasileira de Zoologia, em parceria com Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi, o evento de 7 a 11 de fevereiro, no Hangar - Centro de Feiras e Convenções da Amazônia.

O tema escolhido para o congresso reflete as atuais preocupações da comunidade científica em relação ao futuro da biodiversidade, de forma a inserir fauna, flora e sociedade no contexto de conservação. Nesse sentido, observa-se como a Zoologia evoluiu junto com a necessidade de desenvolver estratégias de sustentabilidade e conservação da fauna nos diversos biomas brasileiros.

A programação contará com a realização de palestras e simpósios temáticos e de sociedades científicas, além de minicursos, lançamento de livros, concurso de fotografia sobre fauna silvestre e feira expositiva, que contará com 25 stands de livrarias especializadas, instituições e empresas apoiadoras do evento.

"Até o momento temos mais de 2.700 pré-inscritos e 1.700 trabalhos aprovados para apresentação em formato de painéis", afirma o pesquisador Luciano Montag, professor da UFPA e presidente do congresso.

Programação

O evento contará com palestras e simpósios a discutir temas como entomologia forense, morcegos e raiva na região amazônica, o estado da arte de programas brasileiros de pós-graduação em Zoologia, os impactos do uso de recursos naturais na conservação de mamíferos na Amazônia e a mineração como parceira na preservação da biodiversidade em áreas tropicais, entre outros.

Estão confirmadas nove palestras, oito simpósios de sociedades científicas e 25 simpósios temáticos. Na abertura do congresso haverá a entrega de várias premiações concedidas pela Sociedade Brasileira de Zoologia para as melhores produções científicas nas áreas de Zoologia e Conservação da Natureza dos últimos dois anos.

O evento terá a participação de representantes de instituições internacionais como a Conservação Internacional, o Museu Americano de História Natural e o Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian, além de instituições de renome nacional, como o Museu de Zoologia da Universidade São Paulo (USP) e a Fundação Oswaldo Cruz.

Inscrições

Os interessados em participar do Congresso Brasileiro de Zoologia 2010 ainda podem fazer a sua inscrição no site

Mais informações pelo fone (91) 3223-8575 ou pelo endereço eletrônico contato@cbzool2010.com.br

(Maria Lúcia Morais e Vanessa Brasil, Assessoria de Comunicação do Museu Goeldi)