XXVII Encontro Anual de Etologia acontece no próximo mês

quarta-feira, outubro 28, 2009

JC e-mail 3878, de 28 de Outubro de 2009.

21. XXVII Encontro Anual de Etologia acontece no próximo mês

Com tema "Comportamento Animal e Evolução", o evento será realizado de 12 a 15 de novembro, em Bonito (MS)



O encontro, que acontece no campus da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), já conta com mais de 400 inscritos e cerca de 260 resumos aprovados. Haverá participantes de 21 estados brasileiros e de oito países (Brasil, Argentina, Uruguai, EUA, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha).

John Alcock (Univ. do Arizona), um dos maiores etólogos da atualidade, fará a conferência de abertura. Também de fora do país participarão Leslie Knapp e Anabela Pinto (ambas de Cambridge - UK), Robert Murphey (Univ. California - Davis), Didier Demoulin (Univ. Livre de Bruxelas - Bégica) e Héctor Ricardo Ferrari (Faculdad Ciencias Naturales - Argentina).

Entre os brasileiros, destaque para Eleonora Trajano (USP), que falará sobre evolução do comportamento em ambientes cavernícolas; Cleber Alho (Uniderp) apresentará palestra sobre estratégias de comportamento de vertebrados do Pantanal; Neiva Guedes (Uniderp) abordará o comportamento de arara-azul; e querido César Ades (IEA-USP), que proferirá a palestra "Darwin: um naturalista no mundo das emoções".

A exposição REvolução de Darwin (originalmente montada no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS) terá sua versão no Mato Grosso do Sul, ampliando o debate dobre darwinismo, evolução e comportamento animal.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no site http://www.xxviieae.com.br/