Laicidade em xeque: Senado aprova acordo entre Brasil e Vaticano

quinta-feira, outubro 08, 2009



LAICIDADE EM XEQUE

Senado aprova acordo entre Brasil e Vaticano





Assinado em novembro do ano passado pelo presidente Lula e o Papa Bento XVI, o acordo estabelece uma relação jurídica entre o país e a Igreja Católica.

Entre outros pontos polêmicos, a “concordata” Brasil-Vaticano inclui o ensino religioso na grade curricular das escolas públicas do país, “católico e de outras confissões religiosas”, ainda que a matrícula seja facultativa, e prevê que “nenhum edifício, dependência ou objeto ao culto católico pode ser demolido (…) salvo por necessidade ou utilidade pública”.

A relatoria do projeto coube ao senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Ao contrário da opinião de alguns especialistas, o Senado entendeu que o acordo com o Vaticano não fere o princípio constitucional da laicidade do Estado.

Em nossa opinião…

Esse acordo é uma quebra da regra fundamental da separação entre Igreja e Estado. Achamos que não é responsabilidade do ensino público ensinar religião. Esse ensinamento deveria estar disponível nas igrejas e não na rede pública. Mas se o acordo prevê ensino de quaisquer religiões, por que assinar acordo com apenas uma delas e não com as principais ao mesmo tempo? Parece uma jogada política para tentar conseguir apoio da Igreja Católica. E podemos imaginar a confusão que pode ser criada. Um grupo de pais exige o oferecimento de aulas da religião católica, outro exige ensinamentos evangélicos, num bairro com presença muçulmana esse grupo exige aulas, e assim por diante. Onde as escolas vão conseguir todos esses professores? Será que existem recursos para a criação de mais essa despesa?

Fonte: Opinião e Notícia.

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Meus amigos católicos e minha família que me desculpem, SOY CONTRA!