A SBPC convidou o tataraneto errado: era o de Alfred Russel Wallace para ser convidado

sexta-feira, julho 10, 2009

NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

As celebrações de louvaminhice, beija-mão e beija-pé de Darwin mundo a fora já está enchendo o saco. Nós não vemos a Nomenklatura científica celebrando a Isaac Newton ou Albert Eisntein, muito mais cientistas do que Darwin.

A SBPC convidou o tataraneto errado: era o tataraneto de Alfred Russel Wallace que deveria ser convidado. Afinal de contas, o trabalho de Wallace sobre a seleção natural é muito superior ao de Darwin. Além disso, paira sobre Darwin sérias dúvidas de ter plagiado as ideias de Wallace.

De saco mais do que cheio...

+++++

JC e-mail 3802, de 10 de Julho de 2009.

5. Tataraneto de Darwin visita pela primeira vez a Amazônia

Ambientalista irá participar de conferência e abrirá exposição em comemoração aos 200 anos do nascimento do cientista durante a 61ª Reunião Anual da SBPC.

O pesquisador britânico Randal Hume Keynes é de uma linhagem familiar e científica de peso. Como seu segundo sobrenome indica, ele é descendente direto de Jonh Maynard Keynes, um dos maiores economistas da história. E, para completar sua nobre herança genética, é tataraneto do naturalista inglês Charles Robert Darwin, que revolucionou a ciência com a teoria da evolução das espécies.

O ambientalista, que prefere ser chamado conservacionista, veio ao Brasil para participar 61ª Reunião Anual da SBPC, em Manaus (AM).

No evento, Keynes fará uma conferência no dia 13 de julho, às 10h30, sob o tema “Darwin, a teoria da evolução e o meio ambiente”. Em seguida, participará da cerimônia de descerramento de um medalhão em homenagem a outro naturalista, o também inglês Alfred Wallace.

Conhecido como o “evolucionista esquecido”, Wallace esteve na Amazônia de 1848 a 1952, em uma expedição científica que teve uma grande importância para formular, de forma independente e simultânea a Darwin, sua hipótese da seleção natural para a origem das espécies.

Na parte da tarde do dia 13 de julho, às 15h00, Keynes fará o discurso de abertura da exposição “Darwin Now”, que abrirá oficialmente a programação de atividades da SBPC Jovem - evento que ocorre paralelamente à 61ª Reunião Anual da SPBC. Organizada pelo Conselho Britânico no Brasil, a exposição faz parte das comemorações do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e do 150º aniversário da publicação do livro “A origem das espécies e a seleção natural”, obra que discorre sobre os princípios da teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural.

Após a cerimônia, às 16h, Randal Keynes concederá uma entrevista coletiva à imprensa em que abordará, entre outros assuntos, a contribuição fundamental de Wallace para a teoria de Darwin.

Caminhos de Darwin

Randal Humes Keynes visitou o Brasil pela primeira vez no final do ano passado, por ocasião do lançamento da expedição “Caminhos de Darwin”, em que percorreu o mesmo trajeto seguido por seu tataravô em 1832 no Rio de Janeiro.

Da Amazônia, onde pretende conhecer o Rio Negro e outros pontos turísticos da região, o pesquisador seguirá dia 16 para Salvador, na Bahia, onde Darwin aportou em 1832 e vivenciou pela primeira vez a experiência de caminhar pelo interior de uma floresta tropical, como descreveu com entusiasmo em seus relatos da viagem.

Keynes é um dos curadores da organização “The Charles Darwin Trust”, que promove o legado científico do naturalista inglês. Ele se tornou célebre por escrever livros que exploram a intimidade de seus famosos ancestrais, como “Darwin, sua filha e a evolução humana”, em que aborda o relacionamento entre o cientista e sua filha Annie, cuja morte precoce abalou profundamente o naturalista. Mas, ultimamente, está se tornando mais conhecido por ser além de tataraneto de Charles Darwin, o pai do ator Skandar Keynes, que interpreta o personagem Edmundo Pevensie no filme “As crônicas de Nárnia”.