Bruce Alberts (comparou as máquinas celulares a máquinas humanas), dará conferência na FAPESP

quarta-feira, agosto 01, 2012


Editor chefe da Science dará conferência na FAPESP

01/08/2012

Agência FAPESP – Bruce Alberts, editor chefe da revista Science, dará conferência na sede da FAPESP, em São Paulo, com o tema “Scientific Excellence: Ways and Means of Diffusion". A conferência será realizada no dia 3 de agosto de 2012, das 11h às 12h30.

Alberts é professor emérito do Departamento de Bioquímica e Biofísica da Universidade da Califórnia em São Francisco e conselheiro do presidente Barack Obama para assuntos de Ciência e Tecnologia.

Foi presidente da Academia Nacional de Ciências (NAS) dos Estados Unidos, de 1993 a 2005, e atua nos conselhos consultivos de mais de 25 instituições sem fins lucrativos, incluindo a Fundação Gordon e Betty Moore.


Bruce Alberts, professor emérito da Universidade da Califórnia e conselheiro científico do governo Obama, falará sobre excelência científica e difusão de resultados de pesquisas (divulgação)

A conferência será proferida em inglês. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

“O professor Alberts é um cientista de renome na área de biologia molecular, autor de Molecular Biology of the Cell (1983), livro muito utilizado por estudantes e pesquisadores em todo o mundo”, disse Eduardo Moacyr Krieger, professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da FAPESP.

“Alberts também teve uma atuação destacada em política científica, tendo cumprido dois mandatos como presidente da NAS. Participou ainda da criação do InterAcademy Panel (IAP), que reúne mais de 100 academias de ciências de todo o mundo, e do InterAcademy Council (IAC). No NAS, no IAP e no IAC, Alberts trabalhou muito para incentivar as academias de ciências nacionais a desenvolverem programas de educação da ciência”, disse Krieger.

Entre as distinções recebidas estão a de Commander of the Order of the British Empire (2005) e o Vannevar Bush Award (2010). Desenvolve também importante trabalho de divulgação da ciência.

Fundada em 1880 com US$ 10 mil oferecidos pelo inventor Thomas Edison, a revista Science é uma das principais publicações científicas no mundo. Por meio de suas edições impressas e on-line, atinge um público estimado em 1 milhão de leitores.

Publicada pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Science é uma revista internacional, com cerca de 40% de seus artigos publicados por pesquisadores de fora dos Estados Unidos. O 2011 Journal Citation Reports, da Thomson Reuters, destaca a Science como a segunda revista com maior fator de impacto, atrás apenas da Nature.

As inscrições para participar da conferência de Bruce Alberts podem ser feitas no endereço: www.fapesp.br/eventos/alberts/inscricoes.

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Quando presidente da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, Bruce Alberts escreveu um artigo para a revista Cell, onde a semelhança entre as máquinas celulares e as máquinas humanas, geralmente destacado pelos teóricos e proponentes da teoria do Design Inteligente, foi destacada por ele nesta citação:

"Nós sempre temos menosprezado as células. … A célula toda pode ser considerada como uma fábrica que contém uma rede elaborada de linhas de montagens entrelaçadas, cada uma é composta por uma série de grandes máquinas de proteínas. … Por que nós chamamos os grandes conjuntos de proteínas que fundamentam a função celular, de máquinas de proteína? Exatamente porque, como máquinas inventadas pelos humanos para lidar eficientemente com o mundo macroscópico, esses conjuntos de proteínas contém peças móveis altamente coordenadas." 

"We have always underestimated cells. … The entire cell can be viewed as a factory that contains an elaborate network of interlocking assembly lines, each of which is composed of a set of large protein machines. … Why do we call the large protein assemblies that underlie cell function protein machines? Precisely because, like machines invented by humans to deal efficiently with the macroscopic world, these protein assemblies contain highly coordinated moving parts." 

(Bruce Alberts, "The Cell as a Collection of Protein Machines: Preparing the Next Generation of Molecular Biologists," Cell, 92(February 8, 1998): 291)

PDF Download gratis

PERGUNTA DESTE BLOGGER:

Se as máquinas inventadas pelos humanos para lidar eficientemente com o mundo macroscópico são resultados de design inteligente, por que as máquinas de proteínas que contém peças móveis altamente coordenadas não são resultados de design inteligente???

O que impede Bruce Alberts, 
um cientista de renome na área de biologia molecular, de dizer design inteligente, não é a ciência, mas a força de um materialismo filosófico, camisa de força imposta pela Nomenklatura científica.