Aquecimento: guia para os crentes renitentes como Al Gore e Marcelo Gleiser

quarta-feira, julho 20, 2011


Marcelo Gleiser no seu artigo Aquecimento: guia para os perplexos publicado na Folha de São Paulo, em 17/07/2011 (mais detalhado em inglês Global warming: a guide for the perplexedtentou mais uma vez demonstrar que o aquecimento global é antropogenicamente provocado e que os céticos e os críticos do modelo do IPCC é que estão errados. Sob ombros de gigantes, vou tentar replicar seus argumentos. 

Concordo com Gleiser - o clima da Terra oscilou no passado, mas discordo dele neste ponto polêmico e controverso: o aquecimento dos últimos cem anos realmente está ligado aos gases poluentes. Há posições contrárias. É por isso que as discussões sobre o aquecimento global são bastante polarizadas, mas o único lado que está sendo ouvido pela Nomenklatura científica e tendo espaço na Grande Mídia é o que favorece ser este fenômeno provocado pela ação humana.

Gleiser disse que são duas causas para esta polarização: “a manipulação da opinião pública por grupos de interesse”, e “uma certa confusão com relação a fatos básicos sobre a ciência do clima”, mas ele aplica esses juízos sobre os céticos e críticos do modelo de aquecimento global do IPCC como os vilões que precisam ser logo denunciados como manipuladores e ignorantes da ciência do clima. Não existe nenhum interesse financeiro da parte de Al Gore e o seu discurso apocalíptico? Nenhuma confusão sobre fatos básicos da ciência do clima por parte dos cientistas do IPCC? 

Comento agora o breve resumo de Gleiser sobre o que sabemos e não sabemos a respeito desta questão científica. Eu não vejo nenhuma dificuldade com os primeiros três pontos: 

1)A Terra é um sistema finito, que recebe a maior parte de sua energia do Sol. Outra fração vem do decaimento de isótopos radioativos e da liberação de calor do núcleo. 

2)O Sol emite radiação principalmente no espectro visível, correspondendo à cor amarela. Parte da radiação é refletida ao espaço e parte é absorvida e refletida perto da superfície. Um carro, estacionado sob o Sol com as janelas fechadas, fica bem mais quente. 

3)A retenção do calor se dá devido a certos gases, responsáveis pelo efeito estufa: vapor d'água, dióxido de carbono, metano e ozônio. Sem a ação deles, a Terra seria 33 graus Celsius mais fria. 

O ponto 5 de Gleiser estaria certo se o ponto 4 estiver correto 

4)Nos últimos cem anos, a temperatura global aumentou em 0,74 grau Celsius. O nível do mar aumentou uns 20 cm. 

5)Esses dados não estão em disputa. O que é controverso é a causa dos aumentos: natural ou antropogênica, ou seja, causada pela atividade humana. 

Comento: Eu não afirmaria tão solenemente como faz Gleiser no ponto 4, embora esta seja uma posição amplamente aceita. Todavia, é mister destacar aqui que as únicas medidas de temperaturas da Terra que estão absolutamente fora de questionamento são as medidas feitas por satélites. Essas medidas somente foram feitas a partir de 1979. 

Source/Fonte: Dr. Roy Spencer

É preciso lembrar e salientar também que as estações meteorológicas têm variados problemas de localização, e algumas delas mudaram de lugar ao longo do século 20. Há forte evidência de que o registro de temperatura de superfície nos Estados Unidos não é confiável, e isso é verdade também para os demais países. Vide especialmente este relatório. Vide também outros artigos destacando problemas com as medidas de estações metereológicas aqui, aqui, e aqui.

Muitos cientistas já reconheceram esses problemas, mas alguns estão citado um relatório que isso não é um problema significante e que os erros são mínimos. E o que sabemos realmente? Nós sabemos que nós podemos ter certeza de que foi 1 grau mais frio há um século, embora a evidência pareça sugerir. 

Razão para se pensar assim? É que a metade do aquecimento que ocorreu durante o século passado se deu durante o período de 1910-1940, quando as emissões de CO2 provocadas pelo homem foram mais baixas do que são atualmente. 

Essas emissões de CO2 não são consideradas como tendo contribuído significativamente para o aquecimento que ocorreu naquele período, e isso quer dizer que as atividades humanas foram somente responsáveis pela metade de 1 grau na elevação das temperaturas.

+++++

Postagem em construção