O mestrado em divulgação científica e cultural - MDCC faz parte de um programa de pós-graduação interdisciplinar vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). O curso pretende contribuir para que os estudantes sejam capazes de compreender a função social da ciência e da cultura do país, para que haja uma divulgação mais eficiente de sua produção. Pretende também, através da mídia, propiciar uma avaliação crítica das políticas de C&T no país, e da divulgação cultural de mercado. Espera-se ainda municiá-los com uma base sólida nas discussões atuais sobre divulgação científico-cultural. Com base na convergência das experiências de cientistas, jornalistas e críticos espera-se possibilitar aos acadêmicos uma perspectiva relevante e criativa de divulgação de seu trabalho e ao jornalista a chance de trabalhar adequadamente as complexas questões da ciência e da cultura.
O programa tem um Componente Obrigatório, composto por uma carga mínima de duas (02) disciplinas relacionadas aos conceitos centrais deste programa multidisciplinar, e um Componente Eletivo composto de duas (02) duas disciplinas dentre um elenco de disciplinas a serem oferecidas, ou, de acordo com sugestão do orientador, deverá cursar disciplinas oferecidas pela Unicamp adequadas ao seu campo específico de pesquisa.
Até o final do primeiro ano, o aluno deverá definir completamente a sua área de interesse e, dentro dela, elaborar e apresentar seu projeto de dissertação, com a ajuda de um orientador.
O mínimo de créditos em disciplinas exigido pelo curso é de 16 (8 no Componente Obrigatório e 8 no Componente Eletivo). As disciplinas são semestrais e, ocasionalmente, há disciplinas oferecidas durante as férias.
Área de concentração
1. Divulgação Científica e Cultural
Linhas de pesquisa
1. Cultura científica
Estudos de divulgação científica e das relações da ciência com a sociedade.
Estudos sobre jornalismo científico nos mais diversos veículos da imprensa e da mídia (radiofônica, televisiva, eletrônica e impressa). Pesquisas em história da ciência e da técnica e sociologia da ciência, assim como estudos das atividades de divulgação científica em museus e centros de ciência e outras instituições de educação não-normal.
2. Cultura literária
Estudos da produção cultural e literária. Investigações sobre jornalismo literário nos mais diversos veículos da imprensa e da mídia (impressa, radiofônica, televisiva, eletrônica). Reflexão sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da prática da crítica e da descrição dos objetos contemporâneos, da identificação das linhas de força que tencionam os campos culturais do presente e do exercício da intervenção cultural.
3. Novas mídias de divulgação
Estudos de divulgação científica e cultural em mídias inovadoras, com destaque para convergências de mídias.
4. Percepção pública da ciência e tecnologia
Pesquisas de percepção pública de ciência e tecnologia, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a compreensão da ciência e tecnologia.
Fonte.
Informações e documentos para a seleção mestrado 2010
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: de 17 de agosto a 22 de setembro de 2009.
PROVA DE INGLÊS: será realizada no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), no dia 13 de outubro de 2009, das 8:30 às 12:30 horas.
ENTREVISTAS: serão realizadas no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) nos dias 14 e 15 de outubro (horários estarão disponíveis em breve).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1. Formulário de inscrição preenchido.
2. Duas cópias de um Projeto Preliminar de pesquisa (ver detalhes nos critérios de avaliação).
3. Duas cópias de um texto adicional (com até vinte páginas), que o candidato queira apresentar, claramente identificado como tal.
4. Duas cópias do histórico escolar e do curriculum vitae.
ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS:
• Os documentos necessários à inscrição devem ser organizados em dois envelopes;
• Cada envelope deverá conter uma cópia dos documentos exigidos;
• No exterior de cada envelope deve constar uma relação dos documentos incluídos;
• Os dois envelopes devem ser colocados dentro de um envelope maior, endereçado ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).
OBS: O material entregue não será devolvido.
ENTREGA DOS DOCUMENTOS:
Local de entrega dos documentos:
• pessoalmente na secretaria do Labjor.
• pelo Correio.
Endereço
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
Concurso de Seleção (Mestrado)
Prédio da Reitoria V, 3º piso - Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13.083-970 - Campinas - SP - Brasil
Somente serão aceitas as inscrições que tiverem sido entregues ou postadas até 22 de setembro de 2009.
ATENÇÃO:
• A entrega dos documentos pode ser feita das 9 às 17 horas na Secretaria do Labjor.
• Inscrições incompletas, ou que não atenderem às especificações do edital, não serão homologadas, não cabendo recurso.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:
Os resultados de todas as etapas do processo seletivo para mestrado em divulgação científica e cultural serão afixados na secretaria do Labjor e apresentados na página da pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) (www.iel.unicamp.br) e do Labjor (www.labjor.unicamp.br), no menor prazo possível.
OBS: Não haverá comunicação pessoal aos candidatos dos resultados parciais e finais do processo de seleção, portanto recomenda-se fortemente aos candidatos consultarem os locais acima especificados para obter informações sobre o andamento do processo.
CALENDÁRIO
• Inscrições: 17 de agosto a 22 de setembro de 2009
• Divulgação da lista de inscrições homologadas: 24 de setembro de 2009.
• Divulgação dos resultados da 1ª FASE (candidatos classificados para a 2ª FASE - prova e entrevista): a partir d e 10 de outubro de 2009.
• 2ª FASE (prova e entrevistas): de 13 a 15 de outubro de 2009.
• Divulgação do resultado da classificação final: a partir de 30 de outubro de 2009.
Obs.: eventuais alterações no calendário serão informadas pelos sites da pós-graduação do IEL e do Labjor.
PROCESSO SELETIVO
O processo de seleção será realizado em quatro etapas:
a) Exame do material apresentado pelo candidato, por uma comissão de docentes;
b) Prova escrita de língua estrangeira (LE);
c) Entrevista com docentes do programa;
d) Análise do histórico escolar, curriculum vitae e trabalho adicional (se apresentado) dos candidatos, feita pelo corpo docente.
A primeira etapa é eliminatória. Serão aceitos no programa os candidatos aprovados na segunda, terceira e quarta etapas, levando-se em conta a disponibilidade de orientação por parte dos docentes do programa. A lista definitiva dos candidatos aprovados é elaborada segundo critério classificatório.
A seleção final dependerá do número de vagas disponíveis a cada ano.
ATENÇÃO:
a) Não há possibilidade de revisão de prova.
b) A nota obtida na prova de LE não conta para a classificação final. Alunos classificados na seleção final que tenham sido reprovados na prova LE terão sua matrícula no curso condicionada a sua aprovação em nova prova de LE que será realizada antes do período de matrícula para alunos ingressantes.
c) A aprovação do candidato no processo de seleção não implicará a obtenção de bolsa.
Critérios de avaliação
O caráter geral da avaliação será julgar a capacidade de formular questões relativas à divulgação científica e cultural, e de refletir sobre uma questão específica, dentre as áreas cobertas pelo programa.
O projeto preliminar não deve ultrapassar dez páginas de texto, incluída bibliografia (não serão contabilizados anexo e capa). Deve ser individual e revelar uma reflexão preliminar do candidato sobre uma questão de seu interesse relacionada à área de pesquisa em que pretende desenvolver sua dissertação.
A avaliação do projeto preliminar consistirá em julgar a capacidade de propor ou formular um projeto de pesquisa consistente com o programa; descrever, analisar e interpretar fatos relevantes da questão da divulgação científica e cultural; ser capaz de realizar uma reflexão crítica sobre as principais realizações da ciência, da tecnologia e da cultura na sociedade, argumentar a favor da análise proposta (e/ou contra outras). O projeto preliminar não precisa ser inédito nem definitivo, mas deve ser de autoria exclusiva do candidato.
Orientações para a elaboração do projeto preliminar de pesquisa
O projeto preliminar de pesquisa deve contemplar os seguintes tópicos, sem prejuízo de relativa autonomia de sua redação:
a) Título conciso.
b) Introdução bibliográfica que permita situar o problema abordado.
c) Objetivos e justificativas do trabalho proposto.
d) Proposta de desenvolvimento da pesquisa (procedimentos de pesquisa, análise, resultados esperados e prazos de execução).
e) Bibliografia.
Para a apresentação dos projetos, os candidatos devem utilizar o seguinte padrão: editor de texto Word ou semelhante.
Times New Roman, Corpo 12
Espaçamento 1.5
Margens: Superior e Inferior: 2,5 cm
Esquerda e Direita: 3,0 cm
Medianiz: 0
Página A4
OS PROJETOS QUE EXCEDEREM O LIMITE DE PÁGINAS ESTABELECIDO NÃO SERÃO AVALIADOS
[voltar/topo]
Proficiência em língua estrangeira (LE)
A admissão no curso MDCC tem como exigência a aprovação em exame de compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira. Será permitido o uso de dicionário durante a prova.
O candidato que tiver capacitação comprovada (falante nativo ou diploma do tipo Cambridge, Toefl, Ielts), poderá ser dispensado do exame, mediante a apresentação de documento comprobatório, com menos de cinco anos.
Proficiência em português
Alunos estrangeiros, não falantes nativos de português, deverão demonstrar capacitação em português escrito e oral, submetendo-se a uma avaliação, durante o processo de seleção.
Candidatos
Podem submeter-se ao processo seletivo ao Curso de Pós-graduação de Mestrado, candidatos graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), não importando a área na qual obtiveram seu diploma.
Fonte.