O “II Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores” será realizado de 28 de setembro a 01 de outubro de 2009
O II Congresso Nacional das Licenciaturas é uma iniciativa do Centro de Ciências e Humanidades e reúne pesquisadores no campo da docência das diferentes áreas do saber, tem por objetivo divulgar a produção científica e acadêmica de pesquisadores (docentes e discentes) e estabelecer o diálogo entre pares, privilegiando uma reflexão científica e crítica sobre as licenciaturas e a reforma do pensamento, no que tange à questão sobre quem formará os educadores e de que forma.
São tradicionais, no âmbito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, os programas de formação acadêmica pautados pela interdisciplinaridade, tanto em Graduação quanto em Pós-Graduação, estimulando a produção científica e cultural.
O evento abrange diferentes áreas de conhecimento que se debruçam sobre o universo da formação do professor e da reforma do pensamento, com a finalidade de abrir aos pesquisadores, professores e estudantes um espaço de reflexão sobre a formação do docente.
Os problemas nacionais só começarão a serem resolvidos quando a educação brasileira for de qualidade e assim nos encontramos num grande problema: qualidade na formação das crianças e simultaneamente, a qualidade na formação dos professores.
Assim, os Cursos de Licenciaturas necessitam de um empenho maior dos pesquisadores para estabelecer um debate acadêmico, com a finalidade de reconhecer, explicitar e propor alternativas que venham contribuir para o aprimoramento da educação em todos os âmbitos do saber e para sua democratização.
As pesquisas e os trabalhos científicos têm demonstrado a crítica situação da educação no Brasil, realidade esta, que nos remete a um apelo para sistematizar as diferentes experiências, a fim de encontrar saídas ou, pelo menos, apontar caminhos que possam repercutir nas políticas educacionais.
Não é sem razão que nas últimas décadas o processo de revalorização do papel do docente está sendo entendido como uma estratégia para se implantar um pensamento educacional pautado na democracia.
A UNESCO coordenou uma pesquisa que afirma que três dimensões, pelo menos, se impõem para alterar o perfil dos docentes: preparação dos aspirantes ao magistério, melhoria da formação para a ação docente e estabelecimento de planos de carreira.
O evento se realizará de 28 de setembro a 01 de outubro de 2009, nos campi São Paulo e Tamboré. A estrutura do Congresso será composta por conferências, mesas-redondas, minicursos e seções técnicas com apresentações orais e de posters.
O tema está dividido em cinco grandes eixos:
Ensino de Ciências
Ensino e Aprendizagem
Formação de Professores
Gestão Educacional
Tecnologias Educacionais
As conferências e mesas-redondas serão realizadas com pesquisadores de diferentes áreas. As salas temáticas reunirão trabalhos inscritos no Congresso, sob responsabilidade de um coordenador.
+++++
Este blogger participará da mesa-redonda do dia 30 de setembro de 2009. Tema: Evolucionismo, ciência e religião.