Por um novo ensino da química. E o novo ensino da biologia???

segunda-feira, junho 01, 2009

Empresário produz livro e tabela periódica ilustrada para facilitar compreensão da disciplina por jovens

Quando o químico russo Dimitri Mendeleev (1834-1907) inventou a tabela periódica, em 1869, ele não imaginava o quanto sua criação atribularia a vida dos estudantes nos séculos seguintes. Pensando em uma forma de despertar nos jovens maior interesse por seu objeto de estudo, o químico e empresário paulista Nilton Alves escreveu o Guia dos Elementos Químicos, livro que reúne informações e curiosidades sobre cada elemento e ainda é acompanhado de uma tabela periódica ilustrada.

Apesar de nunca ter lecionado, Alves percebeu que a química ensinada aos mais jovens não se assemelha em nada àquela praticada no laboratório. Depois de mais de um ano de pesquisa, o químico partiu para a produção do seu guia, que é toda financiada por sua empresa de soluções químicas.

O livro contém informações sobre cada elemento separadamente, desde o seu descobrimento até suas aplicações na indústria. Repleto de ilustrações e exemplos, o guia reúne, muito além de símbolos e números atômicos, os princípios básicos para a compreensão da química de maneira global.

A tabela periódica ilustrada, um enorme cartaz que acompanha o livro, também traz um breve resumo sobre cada elemento, junto com imagens que mostram a forma como ele está disponível no planeta.



A história dos elementos químicos tem papel de destaque tanto no guia como na tabela periódica produzidos por Alves. O autor explica que é fundamental compreender o contexto em que cada elemento foi descoberto, assim como conhecer os estudiosos que dedicaram suas vidas à química. “O lítio, por exemplo, foi descoberto graças ao brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva [1763-1838], que identificou um mineral que continha esse elemento”, lembra o empresário, que acredita poder inspirar futuros químicos com seu trabalho.

Teste familiar

A eficácia do guia foi testada pelo próprio autor, que ensinou os princípios da química a suas duas filhas, de 11 e 13 anos. “Quando o aluno vê o elemento, o aprendizado é muito mais rápido”, sugere Alves. “A maioria dos jovens hoje em dia não gosta de química por achar o ensino muito teórico.”

O autor defende o caráter experimental do ensino da química, que, segundo ele, tem sido esquecido pelos professores de colégios e universidades. “Se alguém lhe envia um texto sobre uma cidade, ele não desperta em você tanto interesse em conhecê-la”, compara. “O mesmo ocorre com o elemento químico: quando você vê onde ele está, entende sua finalidade e tem mais vontade de conhecê-lo.”

A primeira tiragem do guia, de cinco mil exemplares, está quase no fim e uma segunda tiragem com a mesma quantidade já foi encomendada. O material, custeado pela empresa de Alves, é distribuído gratuitamente. Os interessados devem arcar apenas com as despesas do envio pelo correio.

Alves antecipa que outro projeto está a caminho: um livro repleto de experiências químicas que podem ser feitas em casa. “Considero este um investimento em educação e acho que outros empresários deveriam tomar esse tipo de atitude”, avalia.

Para receber o Guia dos Elementos Químicos, basta enviar e-mail para quimlab@quimlab.com.br ou carta para: Rodovia Geraldo Scavone, n.º 2.300, Jardim Califórnia, Jacareí, São Paulo, CEP: 12.305-490

Guia dos Elementos Químicos
Nilton Pereira Alves
São Paulo, 2008, Quimlab Produtos de Química Fina
144 páginas
Distribuição gratuita (o frete deve ser pago pelo consumidor)
Pedidos podem ser feitos por e-mail ou carta (ver acima)

Barbara Marcolini
Ciência Hoje On-line
27/05/2009