VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião - As grandes questões do Universo e o novo Diálogo Ciência-Religião

terça-feira, maio 24, 2011


VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião

As grandes questões do Universo e o novo Diálogo Ciência-Religião

UNAM - Universidade de Oxford, de 19 a 21 de outubro de 2011

México, D.F.

O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, unindo forças com a Faculdade de Ciências da UNAM organizarão o VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: as grandes questões do Universo e o novo Diálogo Ciência-Religião.

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião será realizado na Faculdade de Ciências da UNAM, na Cidade do México. Será organizado em associação com o British Council, e patrocinado pela Academia Mexicana de Ciências, a Fundação Decyr, e os institutos CECIR (UPAEP) e o Cecrei (PUCSP). O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião é parte de uma longa tradição de congressos sobre o tema que começou em Puebla, México, em 2002 com o I Congresso Latino-Americano: Ciência e Religião, uma Nova Cultura de Colaboração, organizado pela Fundação Decyr e o Instituto Cecir. Esta tradição continuou com congressos na Argentina, México e Cuba.


O diálogo entre ciência e religião sempre foi um dos mais bem sucedidos na história do pensamento humano, bem como um dos mais debatidos. Não há dúvida de que a relação entre os dois remonta muito além do início da ciência moderna no início do século XVII quando grandes pensadores como Bacon, Newton e Descartes fundaram as bases do nosso conhecimento científico. No entanto, estes grandes intelectuais foram fortemente influenciados pelas idéias religiosas do seu tempo e sociedade.

Essa relação se tem modificado ao longo da história, mas as grandes questões que inspiraram os fundadores da ciência moderna ainda hoje inspiram o pensamento de muitos: Será que o universo tem um propósito? Qual é a origem do universo? Qual é a origem da vida? Qual é o lugar do homem no cosmos? Por acaso Deus rege o mundo? Tem algo a dizer a teoria da evolução sobre ética ou moral? O homem é nada mais que outro animal?

Entre os convidados do VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião estão o Dr. William E. Carroll (Blackfriars, Universidade de Oxford), Dr. Rosaura Ruiz Gutiérrez (UNAM), Prof. Antonio Lazcano (UNAM), Dr. Andrew Pinsent (Ian Ramsey Centre, Universidade de Oxford), Dr. Fern Elsdon Baker (Diretora do Programa Belief in Dialogue, British Council), Prof. Rafael Vicuña (Pontifica Academia de Ciencias - Universidad Católica de Chile) Dr. Michael Murray (Fundação John Templeton e Franklin and Marshall College) e Prof. Timothy Chapel (Open University).

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião terá uma abordagem universal, convocando a acadêmicos de todas as ciências, filósofos, teólogos, historiadores, antropólogos, educadores, etc., para enviar resumos de documentos com no máximo 350 palavras para avaliação, oferecendo exposições não superiores a 20 minutos com 10 minutos de discussão. Perspectivas e abordagens para resolver as grandes questões do universo e do novo diálogo entre ciência-religião são múltiples e se convida especialmente a apresentação de novos métodos para facilitar e iluminar tal diálogo.

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião convoca, por conseguinte, exposições em qualquer uma das seguintes áreas:

História do Diálogo Ciência-Religião

Teoria da Evolução e a Teologia

Astronomia e Teologia

Filosofia da Ciência

Filosofia da Religião e Ciência Contemporânea

Teologia Sistemática e Ciência Contemporânea

Antropologia: o problema da pessoa

Física e Teologia

Psicologia e Teologia

Emergência e Complexidade

Neurociência e Religião

Sociologia do Diálogo Ciência-Religião

Religiões Nativas e a Ciência Contemporânea

Cosmovisões prehispânicas

Islã e a Ciência

Ateísmo, Religião e Ciência

Educação em Ciência e Religião

Por favor, enviar resumos (no máximo 350 palavras), com toda a informação sobre o autor ou autores (filiação institucional, posição, e-mail) para o Ian Ramsey Centre ( latin.america@theology.ox.ac.uk) indicando o assunto "VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião". São tambem bem-vindos os resumos de alunos de pós-graduação em todas as áreas temáticas da conferência.

Os idiomas da conferência serão o Português, Castelhano e Inglês.

Prazo máximo para o envio dos resumos: 15 de Junho de 2011

Data tentativa de notificação dos trabalhos aceitos: Julho de 2011

Devido à generosidade da Fundação John Templeton, será oferecido aos participantes da conferência estadia na Cidade do México (café da manhã e almoço incluído). A organização tem um fundo generoso para oferecer honorários aos participantes da América Latina que pretendam solicitá-lo. A organização avaliará o pedido e comunicará a decisão o mais rápido possível.

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião e possível graças ao generoso apoio da Fundação John Templeton.