A Terra sempre à vista

quinta-feira, maio 05, 2011

05/05/2011

Agência FAPESP – Desde 2006, a Agência Espacial Europeia (ESA) tem disponibilizado na internet imagens de satélite para cientistas e outros interessados em visualizar a Terra ou avaliar alterações promovidas pelas mudanças climáticas.

Agora, a ESA acaba de adicionar mais 13 mil imagens feitas por radar ao serviço, ampliando as possibilidades de visualização quase em tempo real.




Com adição de imagens de radar, serviço Miravi, da Agência Espacial Europeia, permite visualizar eventos como enchentes ou derramamentos de óleo, mesmo à noite ou com céu encoberto (ESA)

Denominado Miravi, o serviço produz imagens a partir de dados enviados por instrumentos a bordo do satélite Envisat. As imagens são publicadas gratuitamente na internet apenas duas horas após os dados terem sido recebidos.

“Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que usam o Miravi para explorar nosso planeta. Esse entusiasmo nos levou a oferecer novas imagens que possibilitam diferentes tipos de informação”, disse Volker Liebig, diretor de Observação Terrestre da ESA.

O Miravi fornecia imagens que permitiam acompanhar eventos naturais em andamento, como erupções vulcânicas. Com a adição das novas imagens feitas a partir do radar do Envisat, passa a ser possível observar outros tipos de eventos, como enchentes, deslocamento de icebergs ou derramento de óleo no mar.

Esses novos eventos são possíveis de visualizar porque o radar consegue levar à produção de imagens mesmo à noite ou quando o céu estiver coberto de nuvens. Também é sensível à variação na superfície da água causada por derramamentos no mar.

Mais informações: www.esa.int/miravi