José Sarney revela profunda ignorância sobre a evolução

sexta-feira, outubro 15, 2010

Fonte: Portal AZ

José Sarney escreve todas as sextas-feiras na Folha de São Paulo na coluna Opinião. Na coluna de 15/10/2010 intitulada Guerra religiosa [requer assinatura da FSP ou do UOL], Sarney, uma das maiores raposas políticas tupiniquins (e na FSP???) deu pitaco em várias nuances da disputa presidencial. 

Gente, o pitaco de Sarney é universal. Não vou entrar nos detalhes de suas críticas, mas vou destacar tão-somente uma que ele enveredou e mostrou profunda ignorância: a controvérsia criação vs evolução.

Sarney escreveu: 

"Os neoconservadores defendem ideias primitivas, como o Criacionismo, tese que rejeita a evolução das espécies e considera Darwin um demônio."

Sarney sabe de muitas coisas (gente, e como sabe!!!), mas não sabe cientificamente o que é evolução química e biológica. E tampouco sabe que a questão hoje em dia não é se as especulações transformistas de Darwin contrariam "ideias primitivas, como o Criacionismo", mas se elas são corroboradas pelas evidências em um contexto de justificação teórica. 

Será que o Sarney sabe o que é contexto de justificação teórica? Duvido.

Além de ser profundamente ignorante em ciência evolutiva, Sarney não prima muito pela lógica sobre o que diz sua fé cristã a respeito do aborto:

"Sobre este, a legislação já protege a vida desde a concepção, vida que nós cristãos consideramos a maior graça de Deus."

Ora, os cristãos [seja lá o que isso signifique, pois Sarney se diz um deles] crêem na "ideia primitiva" de que Deus criou o ser humano. Ora, o cristão José Sarney diz que considera isto "a maior graça de Deus". Ué, mas Sarney, o cristão, não disse acima ser essa ideia uma "ideia primitiva"? 

Que falta de Lógica 101, hein Sarney???

Perguntas para José Sarney responder sobre evolução:

1. A evolução biológica significa que as espécies mudaram ao longo do tempo? 

2. A evolução biológica significa ancestralidade comum universal? 

3. A evolução biológica significa que os erros genéticos aleatórios filtrados pela seleção natural ao longo das eras explicam toda a biologia? 

4. A evolução biológica explica a origem da funcionalidade da informação especificada codificada no código digital de quatro letras na molécula de DNA, bem como a maquinaria de processamento de informação que traduz, detecta o erro e corrige, y otras cositas mais?

José Sarney, aprenda, a questão hoje em dia sobre a evolução não é sobre uma ideia primitiva de Criacionismo que você nega e afirma em sua coluna, mas uma questão estritamente científica e de razões seculares: contexto de justificação teórica.

Sarney, seu artigo revelou profunda ignorância e falta de lógica no raciocínio sobre esta questão

Sinto muito, mas você deveria saber mais sobre evolução e pouco, ou nada, sabe.