Jacob Palis ganha Prêmio Balzan

quinta-feira, setembro 09, 2010

9/9/2010

Agência FAPESP – O matemático brasileiro Jacob Palis, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, é um dos vencedores do Prêmio Balzan 2010.

Indicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Palis dividirá o prêmio com o biólogo japonês Shinya Yamanaka, das universidades de Kyoto e da Califórnia, com o historiador italiano Carlo Ginzburg, professor da Escola Normal Superior de Pisa (Itália), e com alemão Manfred Bauneck, da Universidade de Hamburgo (Alemanha).



Matemático brasileiro receberá prêmio na Itália por contribuições importantes no estudo de sistemas dinâmicos (foto: arq.pessoal)

Palis foi escolhido pelos seus estudos na área de sistemas dinâmicos. É a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio, cujo valor é de 750 mil francos suíços (cerca de R$ 1,2 milhão) para cada ganhador. A metade deverá ser investida em pesquisa científica, preferencialmente incentivando jovens talentos.

A Fundação Internacional Balzán, com sede em Milão e Zurique, busca todos os anos destacar áreas emergentes de pesquisa. A instituição foi criada pela família do jornalista italiano Eugenio Balzan.

A cada ano, o prêmio é concedido a diferentes áreas. Este ano, foram premiados o estudo do teatro, a história européia, a biologia e a matemática. Em 2011 os temas serão a história antiga, estudos do iluminismo, biologia teórica e os primórdios do Universo.

A premiação será realizada no dia 19 de novembro, em Roma. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra honraria importante, ao ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga academia de ciências em atividade no mundo.

Palis é graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestre e doutor pela Universidade da Califórnia. É presidente da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).


+++++