FOP-Unicamp instala novo microscópio

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

24/2/2010

Agência FAPESP – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instalou na semana passada um microscópio confocal de fluorescência por varredura a laser.

O novo equipamento agora compõe a área de microscopia da faculdade, que já contava com um microscópio eletrônico de varredura e um microscópio eletrônico de transmissão.


Equipamento confocal de fluorescência por varredura a laser permite realizar análises com amostras vivas em três dimensões (foto: FOP/Unicamp)

Segundo a FOP, o microscópio custou R$ 700 mil e foi adquirido por meio de projeto aprovado em edital do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pós-Graduação da Unicamp.

O equipamento adquirido é um Leica, modelo TCS SP5AOBS. A microscopia confocal utiliza a fluorescência para a aquisição de imagens. Uma fonte de laser excita compostos químicos chamados fluoróforos os quais são utilizados para produzir a fluorescência do material em estudo.

Por meio de um conjunto de lentes, o microscópio é capaz de focar um cone de luz laser em uma profundidade predeterminada da amostra. Sem alterar essa profundidade é possível obter imagens de todo o plano em estudo apenas mudando o ponto focal.

As imagens sucessivas captadas de diferentes planos são capazes de formar imagens tridimensionais estáticas e em movimento. Essa técnica de microscopia é adequada para a observação de amostras vivas.

Dois técnicos e um pós-doutorando da FOP já estão habilitados a operar o equipamento e a treinar os seus futuros usuários. A unidade pretende aplicar o novo microscópio para aprimorar e obter dados para várias pesquisas que já estão em andamento.

Mais informações: www.fop.unicamp.br