Evolução em Quatro Dimensões
512 págs., R$ 59de Eva Jablonka e Marion J. Lamb. Tradução de Claudio Angelo. Companhia das Letras (tel. 0/ xx/11/3707-3500).
Biólogas, as autoras resgatam as ideias do francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) e reformulam o darwinismo ao propor que a evolução possui quatro dimensões: a genética, a epigenética, a comportamental e a simbólica.
in Folha de São Paulo, Mais Lançamentos.
+++++
NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:
Pensar que Darwin, apesar de se mostrar mais lamarckista do que Lamarck na sexta edição do Origem das Espécies, desceu o cacete em Lamarck, agora os biólogos mais ousados em desafiar a Nomenklatura científica resgatam algumas ideias rejeitadas de Lamarck. Jablonka e Lamb vão além em reformular o darwinismo [remendo epistêmico novo em roupas epistêmicas rotas não vai dar certo, rsrsrsrs] propondo que o fato, Fato, FATO da evolução tem quatro dimensões.
Uau! Fui, nem sei por que, pensando aonde é que foi parar a teoria científica tão cientificamente corroborada como a lei da gravidade. Darwin está pra lá de Marrakesh no contexto de justificação teórica. A nova teoria geral da evolução -- a SÍNTESE EVOLUTIVA MODERNA vem aí. Não pode e nem deve ser selecionista, mas quando a questão é Darwin a Nomenklatura científica é tutti cosa nostra, capice???
O terremoto epistêmico em Biologia Evolutiva: uma iminente e eminente mudança paradigmática a la Popper, a la Kuhn e a la Feyerabend, pretty soon, baby, pretty soon!