Conferência Internacional "Darwin e a Aventura" acontecerá na embarcação Tocorimé, em Paraty

terça-feira, setembro 15, 2009

JC e-mail 3848, de 15 de Setembro de 2009.

27. Conferência Internacional "Darwin e a Aventura" acontecerá na embarcação Tocorimé, em Paraty

Reunindo cerca de 20 cientistas nacionais e internacionais, o evento contará com a participação de astronautas diretamente da Estação Espacial da Nasa, que vão responder ao vivo às perguntas de jovens estudantes de escolas locais. Evento começará no dia 20

Darwin Now é uma iniciativa Global organizada pelo British Council sobre o impacto do extraordinário legado de Charles Darwin no século 21. E dentro da programação mundial, a embarcação Tocorimé Pamatojari estará recebendo a Conferência Internacional Darwin e a Aventura, dos dias 20 a 23 de setembro, na cidade histórica de Paraty/Rio de Janeiro. Durante o evento, estarão reunidos a bordo do Tocorimé cerca de 20 cientistas nacionais e internacionais que realizarão estudos sobre biologia evolucionária e ações educativas.

O Tocorimé Pamatojari é a maior embarcação histórica de madeira do Brasil (120 pés), e foi construída manualmente na Amazônia no período de seis anos (www.tocorime.net). Durante a Conferência, crianças e jovens de escolas locais terão a oportunidade de fazer perguntas ao vivo sobre preservação ambiental e evolução da espécie para astronautas da Estação Espacial da NASA, que também participará documentando o ecossistema onde o Tocorimé estará navegando, através de fotos por satélite.

A Conferência Internacional Darwin e a Aventura faz parte de um programa de atividades internacionais que visa criar e manter redes de informações que mostrem como a Teoria da Evolução de Darwin continua a influenciar a biologia e outros ramos da ciência. E em sua programação haverá o lançamento oficial da Expedição Tocorimé - Na Trilha de Darwin, programada para junho de 2010, que irá de Fernando de Noronha a Galápagos, parando em 15 dos principais portos da América do Sul.

Dentre as ações educativas que estarão acontecendo na Conferência, será apresentado aos jovens estudantes de Paraty um pouco do que vai acontecer durante a Expedição de 2010, através de informações sobre o novo esforço internacional de compreensão e desenvolvimento de um sistema de identificação de espécies baseado em DNA, chamado DNA Barcoding. Os estudos e pesquisas sobre este sistema envolvem mais de 150 instituições de 45 países.

A Conferência Internacional Darwin e a Aventura é organizada pelo National Oceanography Center e uma realização do Tocorimé Pamatojari e The HMS Beagle Trust, com patrocínio do British Council. E conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Paraty, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Paraty Convention Bureau, Eco-Paraty, Paraty in Foco, Paraty Web e Instituto Sangari.
(Com informações do British Council)

+++++

NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

Eu admiro a Nomenklatura nos seus esforços tenazes para salvar a cara de Darwin de quaisquer embaraços epistêmicos.

Gente, nós estamos no século 21. Vamos lidar com as zonas de incertezas das teorias da evolução de Darwin que desde 1859 não fecha as contas num contexto de justificação teórica. O resto que está rolando mundo a fora é mais louvaminhice, beija-mão e beija-pé de Darwin, tapinhas nas costas como se nada de substancial, tipo uma nova teoria geral da evolução, estivesse acontecendo.

Me engana que eu gosto!