“Toda a panóplia da terminologia neodarwinista reflete um erro filosófico, um exemplo do século XX de um fenômeno que foi bem designado por Alfred North Whitehead como: ‘a falácia da concretude colocada no lugar errado’. A terminologia da maioria dos evolucionistas modernos não é apenas falaciosa, mas também perigosa porque leva as pessoas a pensar que eles sabem sobre a evolução da vida quando na verdade eles estão confusos e desnorteados [sic]”, in Lynn Margulis e Dorion Sagan, “Acquiring Genomes: A Theory of the Origins of the Species”, p. 29 (Basic Books, 2003), p. 16.
Panóplia era a ‘armadura’ de cavaleiro da Idade Média. Vá saber o que Margulis tinha em mente quando escreveu ‘panóplia da terminologia neodarwinista’. Estaria ela se referindo ironicamente ao poder que uma teoria do século XIX ainda exerce sobre a ciência biológica do século XXI? Darwin nem sabia o que era uma célula!
Nota de esclarecimento e consolo para os ultradarwinistas: Margulis continua evolucionista e acreditando na Teoria Geral da Evolução, apesar de saber tudo isso.