UFSCar concede título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

segunda-feira, abril 18, 2011

JC e-mail 4240, de 18 de Abril de 2011.


Concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário, e demonstra o reconhecimento pelo trabalho de Lula na Educação brasileira.

O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou na sexta-feira (15), a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de proposta apresentada pela Reitoria da Instituição.

Tão honrosa homenagem é fruto do reconhecimento da UFSCar pelas importantes contribuições do governo Lula, não só pela implantação e fortalecimento de um conjunto significativo de Programas Sociais, que permitiram a elevação socioeconômica de parcela significativa da sociedade, mas principalmente por tudo o que fez pelo Ensino Superior Público. Certamente a democratização do acesso ao Ensino Superior foi uma de suas grandes marcas, destacando-se, dentre as diversas ações, as políticas de ações afirmativas - que favorecem o ingresso e manutenção de estudantes provenientes do Ensino Médio público, afrodescendentes e indígenas -, a oficialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e os Programas de Expansão das Universidades Federais que mais do que dobraram as vagas existentes.

Foi ainda destacado por membros do Conselho que essa justa homenagem revela não apenas o reconhecimento à pessoa do ex-presidente, mas também sinaliza a posição da Instituição a respeito da continuidade desse movimento de inflexão iniciado, que reflete a importância atribuída pelo governo à Educação Superior para o desenvolvimento do País.




Lula titulado Doutor Honoris Causa em Coimbra
(Foto meramente ilustrativa, não faz parte desta nota)

Ao propor a homenagem, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, ressaltou que "Lula teve uma atuação singular em todos os níveis da Educação brasileira e mostrou que é possível, sim, investir nessa área sem afetar o desenvolvimento do País, como defendido em governos anteriores. Além disso, foi o único presidente que manteve contatos constantes com os reitores das Ifes, sempre aberto a ouvir suas propostas e tomando medidas para colocá-las em prática".

No início deste ano, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além da UFSCar, as universidades federais da Bahia (UFBA) e de Pernambuco (UFPE) também concederão a honraria ao ex-presidente.

(Ascom UFSCar)