Mestrado profissional para professores de Biologia - UFRJ

sexta-feira, abril 08, 2011

JC e-mail 4233, de 06 de Abril de 2011.


O programa recebe pré-inscrição até 6 de maio.

O Instituto de Biologia Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece vagas para a primeira turma de mestrado profissional scrictu sensu em formação científica. O curso, exclusivamente dirigido a licenciados em Ciências Biológicas, é resultado de uma cooperação entre a unidade, Polo da UFRJ de Xerém, Instituto de Biologia (IB), Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) e o Instituto Nacional de Meteorologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o programa recebe pré-inscrição até 6 de maio. Os interessados devem preencher a ficha de candidatura do IBCCF e levar à Secretaria de Pós-graduação do Instituto, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CSS) - Bloco G - Cidade Universitária, ou ao Polo Avançado de Xerém, no Complexo do Tamoio de Duque de Caxias.

Mais informações no portal www.biof.ufrj.br ou pelos telefones (21) 2562-6580 e (21) 2562-6583.

(Agência UFRJ de Notícias)

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Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia

Esse curso presencial voltado ao aprendizado da filosofia e dos conceitos de ciência e ao mesmo tempo ao aperfeiçoamento teórico em biologia moderna

A ênfase do curso reside em uma formação prática, baseada no uso de experimentos simples e efetivos que poderão auxiliar o aprendizado em sala de aula.

Esperamos que o curso leve a uma capacitação profissional eficiente de modo a permitir aos professores elaborarem novas técnicas e processos usando o método científico e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados científicos para transmitir com eficiência o conteúdo programático exigido pelo Ministério da Educação.

Essa iniciativa tem como objetivo final “formar mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia que saibam pesquisar, localizar no futuro a pesquisa que interesse a sua profissão, incluir a pesquisa na sua atividade profissional, de forma que eles possam estar em contínua autoformação atuando como promotores e partícipes de uma Escola que se encontra em ininterrupta formação profissional, consequentemente habilitando o seu aluno para atuar no mercado de trabalho e exercer a cidadania em plenitude”.

Os objetivos do Mestrado podem ser resumidos da seguinte maneira:

Formação científica, com ênfase na ampliação da experiência científica do professor-aluno em laboratórios de pesquisa da UFRJ, modificando sua visão da Biologia e incorporando a seu discurso as premissas básicas do método científico;

Formação teórico-prática complementar, onde o professor-aluno terá acesso através de aulas teóricas e práticas a conceitos novos e atualizados nas diferentes disciplinas do conhecimento na área da Biologia. Para tal, será utilizada uma escola pública estadual como modelo experimental para o desenvolvimento de aulas práticas;

Desenvolver ou acompanhar atividades de pesquisa científica em temas atuais da Biologia que os habilitem para uma melhor compreensão dos diferentes conteúdos;

Desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas para o ensino de Biologia de níveis fundamental e médio;

Estimular os professores a se dedicarem integralmente à Escola.

PÚBLICO ALVO: Profissionais licenciados em Biologia. A idéia principal é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, mas que estão em busca de atualização.

Maiores informações sobre carga horária, disciplinas, professores e linhas de pesquisa podem ser encontradas no projeto pedagógico e regulamento do curso.

Veja a chamada pública para o primeiro semestre de 2011, com início em Junho.

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PERGUNTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

O mestrado vai considerar as dificuldades fundamentais da teoria geral da evolução de Darwin através da seleção natural e n mecanismos evolucionários (de A a Z) no contexto de justificação teórica? 

Se o referencial teórico evolucionário para este mestrado profissional para professores de Biologia ainda for a Síntese Evolutiva Moderna, e não considerar a montanha de evidências negativas da corroboração do fato, Fato, FATO da evolução naquele contexto de justificação teórica, e não mencionar, nem que seja en passante, que uma nova teoria geral da evolução -- a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA está sendo elaborada, mas somente será lançada em 2020, esses mestrandos perderão seu precioso tempo, pois é um mestrado em descompasso com o conhecimento atualizado em Biologia encontrado na literatura especializada.

Qualquer coisa, mestrandos, dêem um olhada aqui neste blog que vocês realmente tomarão conhecimento do aperfeiçoamento teórico em biologia moderna que se faz necessário e aprenderão a ser mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia