Ciência e divulgação

quinta-feira, abril 28, 2011

28/04/2011

Agência FAPESP – Qual a relação da ciência com a cultura? O que é cultura científica? Como o bioetanol, a tuberculose e as células-tronco estão sendo abordados pela mídia brasileira? Políticas públicas de comunicação para a ciência? A ciência nas músicas de Gilberto Gil?

Essas são algumas das questões abordadas no livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas, que será lançado no dia 29 de abril, às 19 horas, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Vale do Canela.




Livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas, com textos de vários especialistas no tema, será lançado no dia 29 na UFBA

O evento contará com a participação de Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente da FAPESP, que ministrará a palestra “De Ciência, Divulgação, Futebol e Bem-estar Cultural”, tema do prefácio do livro.

A obra, editada pela Edufba, é organizada pelos pesquisadores Cristiane Porto, Antonio Brotas e Simone Bortoliero, membros do Grupo de Pesquisa Ciência e Cultura, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.

O livro aborda a relação da ciência e sua divulgação e estabelece diálogos entre pesquisadores dos mais diversos temas sobre ciência e suas interfaces. Entre os especialistas que participam com textos estão Graça Caldas (diretora acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico), Wilson Bueno (professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo) e as professoras da UFBA Iara Souza e Graciela Natansohn.

Mais informações: (71) 9984-2956 / 3176-2299 / 8852-5301

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Os editores e autores consideraram os blogs que noticiam sobre ciência e questionam as teorias queridinhas da Nomeklatura científica destacando artigos questionando aspectos fundamentais dessas teorias? Não??? Gente, por favor alguém escreva algo assim. Nem que seja um estudo de caso.