Acesso aos programas de pós-graduação em física no Rio de Janeiro é unificado

terça-feira, abril 06, 2010

JC e-mail 3983, de 06 de Abril de 2010.

8. Acesso aos programas de pós-graduação em física no Rio de Janeiro é unificado

Candidatos farão prova única para CBPF, UFRJ, UFF, Uerj e PUC-Rio

A partir de agora, para ingressar em um dos programas de pós-graduação em física do Rio de Janeiro, o interessado deverá participar de um processo de seleção unificado, o Exame Unificado para a Pós Graduação em Física do Rio de Janeiro (Uniposrio-Física), coordenado em conjunto pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).

"A proposta de um exame unificado para a pós-graduação em Física partiu da necessidade de otimizar a distribuição dos estudantes nos diferentes programas, e caminha na direção de estabelecer, a médio prazo, uma maior integração entre todos os cursos", afirma Ivan Oliveira, coordenador da pós-graduação do CBPF.

Para Ivan, a iniciativa também simplificará enormemente a logística para seleção de novos alunos, uma vez que os candidatos a uma pós-graduação em Física no Rio terão que fazer uma única prova escrita. "Esse processo não deverá, entretanto, inibir a autonomia de cada instituição quanto à escolha de seus alunos", acredita o físico, "já que o peso da prova escrita no conjunto das outras avaliações (entrevista, análise de currículo) será determinado pelo edital de cada programa".

Elaborado por uma comissão com representantes das cinco instituições, o exame escrito deste ano está marcado para o dia de 10 de junho, no CBPF, e contempla oito questões, seis delas centradas no conteúdo de física básica e as duas outras sobre física moderna e mecânica quântica.

Para participar do processo de seleção unificado, o candidato deverá fazer sua inscrição de 15 de abril a 25 de maio, através do site da Uniposrio-Física e, no mesmo site, em cada um dos programas de seu interesse.

Todas as informações sobre datas, locais, inscrições e conteúdo programático do exame unificado estão disponíveis no portal da Uniposrio-Física: www.cbpf.br/UNIPOSRIO-FISICA

(Dayse Lima, da Assessoria de Imprensa do CBPF)