22/09/2011
Agência FAPESP – A Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) receberá, nos dias 26 e 27 de setembro, o matemático Gregory John Chaitin, para proferir uma conferência sobre metabiologia e sua relação com a Teoria da Evolução, de Charles Darwin.
Um dos pioneiros na área da teoria da informação algorítmica, Chaitin não se conformava que a Teoria da Evolução não pudesse ser explicada por equações. Para isso, ele utilizou a metabiologia – uma área que faz a conversão da tecnologia da informação com a biologia, estudando a mutação aleatória por meio de um software. [NOTA DO BLOGGER 1: Chaitin precisa dizer como se deu a origem da informação biológica.]
“O que ele propõe é usar uma ferramenta já consolidada na matemática e na computação em outro campo, como a biologia”, disse o professor Ricardo Luis de Azevedo da Rocha, do Departamento de Engenharia de Computação da Poli, que está promovendo a vinda do cientista.
Segundo Rocha, esse novo campo do conhecimento, se bem-sucedido, poderá ter implicações profundas na ciência. “Um exemplo radical seria interferir no processo evolutivo para determinar características hereditárias.” [NOTA DO BLOGGER 2: Não seria evolução qua Darwin, mas Design Inteligente! Teleologia pura -- determinar características hereditárias benéficas nas formas biológicas.]
“Isso possibilitaria preparar organismos para enfrentar situações adversas; com a diferença que os cientistas saberiam exatamente como fazer isso”, apontou. [NOTA DO BLOGGER 3: Enquanto que no processo gradualista darwiniano, a seleção natural é cega, não inteligente e não prevê o futuro.]
O pesquisador lembra que a maioria das conquistas atuais da biotecnologia é obtida em cima de tentativas empíricas. “Sabe-se muito pouco ainda sobre o processo evolutivo e o papel da mutação genética nesse processo; daí a importância desse novo campo do conhecimento, em especial para matemáticos, engenheiros da computação e biólogos”, disse. [NOTA DO BLOGGER 4: Se sabemos MUITO POUCO sobre o PROCESSO EVOLUTIVO, por que este processo é apresentado nos livros didáticos aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM como sendo fato, Fato, FATO cientificamente comprovado assim como a lei da gravidade?]
Ex-pesquisador do Centro de Pesquisa da IBM, Chaitin é doutor honoris causa da Universidade do Maine, nos Estados Unidos. Ele foi um dos três cientistas responsáveis pela teoria da informação algorítmica, pela qual se mostrou possível utilizar computação na teoria da informação, explicando assim alguns paradoxos lógicos, como o teorema da incompletude de Gödel, por meio dessa teoria.
Foi ainda o descobridor do número Ômega (número real entre 0 e 1) que, de certa forma, recoloca a famosa questão de Einstein “Deus não joga dados” em xeque novamente, desta vez no âmbito da matemática pura. Chaitin está no Brasil como professor-visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A conferência será proferida em inglês, em duas partes: dia 26 de setembro, às 14h30, e dia 27 de setembro, às 9h.
O evento será realizado na sala C1-49 do prédio da Engenharia Elétrica da Poli, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, na Cidade Universitária, em São Paulo.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em www.poli.usp.br/comunicacao/agenda/eventos/details/426-palestra-metabiology-life-as-evolving-software.html.