Evolução: aqui, agora e para sempre

terça-feira, agosto 10, 2010


10/8/2010

Agência FAPESP – No dia 27 de agosto, a cientista Paula Kover, da Universidade de Bath, do Reino Unido, realizará a atividade “Evolução: aqui, agora e para sempre”, na Estação Ciência, em São Paulo.

O evento – que será das 10h às 12 horas – é destinado a jovens de 14 a 20 anos que terão a oportunidade de participar de uma atividade exclusiva sobre evolução das espécies e biodiversidade.

A atividade será um bate-papo com atividades práticas, gratuita e aberta tanto para escolas e grupos como também para interessados individuais.

São 190 vagas disponíveis. Se as inscrições chegarem ao limite de vagas, os interessados podem se inscrever para lista de espera no site www.eciencia.usp.br

A pesquisadora é também membro do corpo editorial da revista científica Journal of Evolutionary Biology e do Comitê Governamental de Pesquisas em Biologia e Biotecnologia do Reino Unido (BBSRC).

Paula Kover participará do simpósio UK-Brazil Frontiers of Science, que será realizado de 27 a 30 de agosto, em Itatiba (SP). O simpósio é organizado pela FAPESP e pela Royal Society, com apoio do British Council e das academias de ciência do Brasil e do Chile.

Mais informações: www.eciencia.usp.br


+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

O título bem que poderia ser traduzido como "Darwin: meine theorie über alles!"

Paula Kover vai servir café evolucionário requentado para a moçada, e com o aval très chic da Nomenklatura científica, ooops de abalizadas organizações científicas. 

O que a moçada precisa saber, e Kover não vai contar (nem que a vaca tussa) é que a teoria da evolução através da seleção natural de Darwin não fecha as contas epistêmicas no contexto de justificação teórica desde 1859, que já foi considerada MORTA em 1980 por ninguém menos do que Stephen Jay Gould, e que vem aí uma nova teoria de evolução -- a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA que, pelas montanhas de evidências na literatura especializada, não pode e nem deve ser selecionista. Uma atividade dessas seria bem interessante e prenderia a atenção da moçada. A atividade, como proposta, segue a cartilha de Down, no capítulo Soldadinhos de Chumbo - todos pensando igual, e ninguém pensando em nada.

Sobre os estertores da Síntese Evolutiva Moderna nenhuma palavra. Kover vai cover up [gente, eu não pude resistir] a questão pra debaixo do tapete porque este tipo de questionamento é considerado inadequado de ser abordado para os jovens pela sua imaturidade intelectual [declaração de darwinistas de renome].

É, cada vez mais me convenço que, quando a questão é Darwin, é tutti cosa nostra. Até aquelas instituições que mais prezo e respeito...

+++++
Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG.