Stephen Jay Gould in his office at Harvard, 1986.
Traduzindo em miúdos, os atuais livros-texto de Biologia do ensino médio aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM são um estelionato epistemológico surrupiando a verdadeira educação em biologia evolutiva.
“Eu me lembro muito bem como que a teoria sintética me enganou [SIC ULTRA PLUS 1] com o seu poder unificador quando eu fui aluno de pós-graduação na metade dos anos 1960s. Desde então eu a tenho observado se desemaranhar lentamente como uma descrição universal da evolução. O assalto molecular veio primeiro, seguido rapidamente de uma renovada atenção às teorias não ortodoxas de especiação e pelos desafios ao nível da própria macroevolução. Eu tenho sido relutante em admitir isso —uma vez que a enganação frequentemente é para sempre—mas se a caracterização de Mayr da teoria sintética for exata, então a teoria, como uma proposição geral, está efetivamente morta, apesar de sua persistência como ortodoxia de livro didático.” [SIC ULTRA PLUS 2]
“I well remember how the synthetic theory beguiled me with its unifying power when I was a graduate student in the mid-1960’s. Since then I have been waching it slowly unravel as a universal description of evolution. The molecular assault came first, followed quickly by renewed attention to unorthodox theories of speciation and by the challenges at the level of macroevolution itself. I have been reluctant to admiti it —since beguiling is often forever—but if Mayr’s characterization of the synthetic theory is accurate, then that theory, as a general proposition, is effectively dead, despite its persistence as textbook orthodoxy.”
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