Mais um mito de Darwin desconstruído

sexta-feira, abril 04, 2008

Eu estou escrevendo uma dissertação em História da Ciência sobre as críticas de St. George Jackson Mivart (1827-1900) ao papel da seleção natural de Darwin na origem das espécies.

Pesquisando em várias fontes historiográficas, eu encontrei esta jóia de ensaio sobre um dos vários mitos popularizados até por abalizados historiadores da ciência: Darwin teria evitado publicar a sua teoria da evolução para não ferir sensibilidade dos de concepções religiosas. Nada mais falso, como parece demonstrar este pesquisador competente.

Para consolar os darwinistas ortodoxos fundamentalistas pós-modernos, chiques e perfumados a la Dawkins, a Nomenklatura científica, e para que a galera dos meninos e meninas de Darwin não fique aturdida, o moço está escrevendo algo para as comemorações dos 200 anos de Darwin.

Aqui, ele simplesmente seguiu as evidências aonde elas foram dar...

Fui, pois tenho muito que escrever nesta dissertação. Acho que vou seguir o exemplo de van Wyhe. Seguir as evidências aonde elas forem dar: a favor e contra Mivart, a favor e contra Darwin. A favor e contra a historiografia “mainstream”...

REPARE A LACUNA: DARWIN EVITOU PUBLICAR SUA TEORIA POR MUITOS ANOS?
JOHN VAN WYHE

IssueVolume 61, Number 2 / May 22, 2007 Pages177-205 DOI10.1098/rsnr.2006.0171

Autor

John van Wyhe

Christ's College, Cambridge CB2 3BU, UK

Abstract

É amplamente crido que Charles Darwin evitou publicar a sua teoria da evolução por muitos anos. Muitas explicações têm sido propostas para identificar as razões ou os motivos de Darwin para agir assim. Este ensaio demonstra que a demora de Darwin é um tema historiográfico recente para o qual não há evidência nítida, e na verdade é esmagadoramente contestado pela evidência histórica. Ela também demonstra que a crença de Darwin na evolução não era um segredo antes da publicação [do Origem das Espécies]. Em vez de um homem com medo do segredo de sua teoria ser revelado para os seus contemporâneos preconceituosos, demonstra-se que Darwin foi um homem compreensivelmente muito ocupado e começou o seu livro sobre as espécies quando ele completou o trabalho à mão, assim como ele tinha planejado desde o começo. Este ensaio, portanto, reescreve um capítulo fundamental na história de vida e da obra de Darwin como é geralmente contada.

Palavras-chave

Charles Darwin, evolution, ‘Darwin's delay’, historiography

MIND THE GAP: DID DARWIN AVOID PUBLISHING HIS THEORY
FOR MANY YEARS?
JOHN VAN WYHE

IssueVolume 61, Number 2 / May 22, 2007 Pages177-205 DOI10.1098/rsnr.2006.0171

Author
John van Wyhe
e-mail: jmv21@cam.ac.uk

Abstract
It is widely believed that Charles Darwin avoided publishing his theory of evolution for many years. Many explanations have been proposed to identify Darwin's reasons or motives for doing so. This essay demonstrates that Darwin's delay is a recent historiographical theme for which there is no clear evidence, and indeed is overwhelmingly contradicted by the historical evidence. It is also shown that Darwin's belief in evolution was not a secret before publication. Instead of a man afraid of his secret theory's being revealed to his prejudiced contemporaries, it is demonstrated that Darwin was understandably very busy and began his species book when he had completed work in hand, just as he had intended all along. This essay therefore rewrites a fundamental chapter in the story of Darwin's life and work as usually told.

Keywords

Charles Darwin, evolution, ‘Darwin's delay’, historiography
PDF de 298.1 KB, download gratuito aqui.