Entre as gentes antropófagas
25/04/2008
Agência FAPESP – A exposição Hans Staden, Unter Menschfresser-Leuthen – Entre as Gentes Antropófagas comemora os 450 anos da publicação do livro no qual o aventureiro alemão relatou suas viagens ao Novo Mundo e descreveu pela primeira vez os costumes dos indígenas sul-americanos.
A mostra estará aberta até o dia 7 de maio na Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). De segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13 horas.
Em 19 painéis, livros e documentos, a exposição descreve o caminho que o aventureiro alemão percorreu no século XVI. Em 1557, Hans Staden publicou o livro Warhaftige Historia - Zwei Reisen nach Brasilien (História de Duas Viagens ao Brasil), narrando suas experiências, com detalhes sobre disputas com piratas, naufrágios e embates entre portugueses, franceses e o povo tupinambá.
A exposição itinerante já esteve em Wolfhagen, Korbach e Hesse, na Alemanha. No Brasil, nas cidades de São Paulo, Valinhos, Santa Catarina, Itanhaém, Bertioga, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.
A programação paralela à exposição inclui a exibição do filme Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira, no Cinusp, também na Cidade Universitária, na próxima segunda-feira (28/4), às 14 horas.
Mais informações: http://www.martiusstaden.org.br