"O campo da paleoantropologia naturalmente excita interesse por causa de nosso próprio interesse nas origens. E, porque as conclusões de significância emocional para muitos devem ser tiradas de evidência extremamente insignificante, freqüentemente é difícil separar o pessoal das disputas científicas que estão grassando na área.
[...]
A principal evidência científica é uma pequena disposição de ossos desprezíveis com os quais se constrói a história evolutiva do homem. Um antropólogo comparou a tarefa com aquela de reconstruir a trama de "Guerra e Paz" [Leon Tolstoi] com 13 páginas aleatoriamente selecionadas. Os conflitos tendem a durar mais tempo porque é tão difícil encontrar evidência conclusiva para mandar um pacote de teoria". [1]
Agüenta firme que vem mais anúncio? Não, NITROGLICERINA PURA!

"Quando nós consideramos o passado remoto, antes da origem da espécie verdadeira do Homo sapiens, nós nos deparamos com um registro fóssil fragmentário e desconectado. Apesar das afirmações alvoroçadas e otimistas que têm sido feitas por alguns paleontólogos, nenhum fóssil de espécies hominídeas pode ser estabelecido como nosso ancestral direto.
[...]

As formas mais antigas que são reconhecidas como sendo hominídeas são os fósseis famosos, associados com ferramentas de pedra primitiva, que foram descobertos por Mary e Louis Leakey no desfiladeiro de Olduvai e em outros locais na África. Esses fósseis de hominídeos viveram mais de 1.5 milhões de anos atrás e tinham cérebros metade do tamanho dos nossos. Eles certamente não eram membros de nossa própria espécie, e nós não temos nem idéia se eles estavam em nossa linhagem ancestral direta ou apenas numa linhagem paralela de descendência parecendo com o ancestral direto". [2]
[1] HOLDEN, Constance. "The Politics of Paleoanthropology," Science, p.737, August 14, 1981.
[2] LEWONTIN, Richard C., Human Diversity, Scientific American Library, New York, 1995, p.163.