Palestra no Museu da Vida (RJ) trata da compreensão pública da ciência

quinta-feira, abril 01, 2010

JC e-mail 3981, de 01 de Abril de 2010.

28. Palestra no Museu da Vida (RJ) trata da compreensão pública da ciência

Ciclo de seminários recebe nesta segunda-feira (5/4), às 14h, na Tenda da Ciência do Museu da Vida, da Fiocruz, Martin W. Bauer, professor de Psicologia Social e Metodologia de Pesquisa da London School of Economics, no Reino Unido

A forma como o público percebe e assimila a ciência pode ser estudada por meio de diferentes metodologias, cada uma com sua especificidade. Para falar sobre o assunto, o ciclo de palestras "Seminários em divulgação científica" receberá Martin W. Bauer, professor de Psicologia Social e Metodologia de Pesquisa da London School of Economics, no Reino Unido.

Autor de diversos livros e artigos científicos na área de compreensão pública da ciência, Bauer também é editor da Public Understanding of Science, principal revista científica de divulgação da ciência.

Na palestra, Bauer vai apresentar três tipos de pesquisa sobre a compreensão pública da ciência: pesquisas representativas nacionais (as enquetes), que, segundo Bauer, demonstram o nível de "alfabetização científica" e as atitudes da população em relação à ciência; as análises de conteúdo dos meios de comunicação de massa, que mostram a relevância, a abordagem e o posicionamento da ciência na opinião pública; e pesquisas qualitativas, como o uso de grupos focais. A palestra será em português.

O ciclo de palestras "Seminários em Divulgação Científica" faz parte do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/Ministério da Ciência e Tecnologia.

Saiba mais sobre o curso em: www.museudavida.fiocruz.br/lato