O Design Inteligente no vestibular da UFPR de 2006

quarta-feira, setembro 06, 2006

A Nomenklatura científica diz que a Teoria do Design Inteligente não é ciência, que não pode ser falseado, e otras cositas más. Aqui e ali eles tentam 'falsear' a tese de complexidade irredutível de sistemas biológicos de Behe, mas até agora os cientistas nada conseguiram.

Que uma universidade pública brasileira do porte da Universidade Federal do Paraná se dê ao trabalho de utilizar textos da editoria de ciência da Folha de São Paulo sobre a Teoria do Design Inteligente no seu último vestibular nos deixa bastante envaidecidos: falem mal, mas falem nós!

O que deveria ter caído naquele vestibular é a tese da complexidade irredutível de Behe - A Caixa Preta de Darwin, Rio de Janeiro, Zahar, 1997. Que os alunos lessem e respondessem sobre a complexidade irredutível de alguns sistemas biológicos serem ou não formados pelo processo gradualista darwiniano ou se é uma instância de design inteligente é que seria considerado um tema científico e não ideologizado.

A UFPR poderia ter feito um vestibular melhor e mais científico, afinal de contas, se o Design Inteligente não é ciência, por que se incomodar conosco? Mesmo assim, muito obrigado por ajudar a esparramar o conceito do Design Inteligente. Os alunos, mais inteligentes, saberão fazer a distinção entre especulações transformistas e ciência.