Eric Davidson ‘falou e disse’ – o neodarwinismo precisa de novos princípios para a evolução de planos corporais

terça-feira, setembro 12, 2006

No seu magnum opus, The Regulatory Genome: Gene Regulatory Networks in Development and Evolution (Academic Press) Eric Davidson explica por que sua opinião sobre a estrutural causal do desenvolvimento dos metazoários não bate com a atual teoria da evolução e por que ela deve ser revista radicalmente [sic].

Davidson vai direto na questão sem rodeios sobre a insuficiência epistêmica do neodarwinismo:

... ao contrário da teoria evolutiva clássica, os processos responsáveis pelas pequenas mudanças observadas à medida em que as espécies divergem não podem ser tomadas como modelos para a evolução de planos corporais dos animais. Essas, por assim dizer, são como maçãs e laranjas, e é por isso que é necessário aplicar novos princípios que derivam das relações da estrutura/função das redes reguladoras de genes para abordar os mecanismos de evolução de plano corporal. [1]

E ainda dizem que o neodarwinismo é uma teoria que não está em crise, que inexistem anomalias no atual paradigma. Senhores, está mais do que na hora de parar de contar mentiras epistemológicas nos livros-texto e no ensino de biologia evolutiva.

Estamos de olho – olho cético localizado em Darwin.


[1] ...contrary to classical evolutionary theory, the processes that drive the small changes observed as species diverge cannot be taken as models for evolution of the body plans of animals. These are as apples and oranges, so to speak, and that is why it is necessary to apply new principles that derive from the structure/function relations of gene regulatory networks to approach the mechanisms of body plan evolution. (p. 195)