A razão por que Darwin elaborou a teoria da evolução através da seleção natural

quinta-feira, fevereiro 03, 2011


“Alguns dos que admitem o princípio da evolução, mas rejeitam [*] a seleção natural, parecem esquecer, quando criticam meu livro, que eu tinha os dois objetos acima em vista; assim, se eu errei em dar grande poder à seleção natural, que eu estou muito longe em admitir, ou de ter exagerado seu poder, que em si mesmo é provável, pelo menos eu tenho, como eu espero, feito um bom serviço em ajudar a derrubar o dogma das criações separadas.” 

“Some of those who admit the principle of evolution, but reject natural selection, seem to forget, when criticising my book, that I had the above two objects in view; hence if I have erred in giving to natural selection great power, which I am very far from admitting, or in having exaggerated its power, which is in itself probable, I have at least, as I hope, done good service in aiding to overthrow the dogma of separate creations.” 

Charles Darwin, The Descent of Man, 2nd. ed., London, John Murray, 1879. London, Penguin Classics, 2004, p. 82.

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Esta intenção ideológica de Darwin ter "feito um bom serviço em ajudar a derrubar o dogma das criações separadas" invalida a plausibilidade científica de sua teoria? Segundo Roberto Berlinck, O ensino da Teoria da Evolução e a ficha que ainda não caiu, sim.

QED: Segundo Berlinck, Darwin ao ser motivado por sua crença materialista, invalidou a plausibilidade científica de sua teoria da evolução através da seleção natural.

Berlinck, dois pesos, duas medidas? Assim não dá, companheiro!!!

[*] Principais cientistas evolucionistas que rejeitavam o poder criativo da seleção natural atribuído por Darwin:

1. Charles Lyell

2. Thomas Huxley

3. St. George Jackson Mivart

entre outros cientistas da época de Darwin.