PD em hidráulica com Bolsas da FAPESP

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

11/2/2010

Agência FAPESP – O Projeto Temático “HidroRisco: Tecnologias de Gestão de Riscos Aplicadas a Sistemas de Suprimento Hídrico e de Energia Elétrica” tem duas vagas de Pós-Doutorado em Engenharia Hidráulica/Sistemas Hidrotérmicos, com Bolsa da FAPESP.

Na área de atuação “Gestão de riscos e modelagem computacional de sistemas hídricos”, o projeto é conduzido na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Projeto Temático na Unicamp tem duas vagas para pós-doutoramento em Engenharia Hidráulica/Sistemas Hidrotérmicos. Interessados devem enviar documentação até o dia 24 (foto: Furnas)

Posição (1): gestão de riscos e modelagem computacional de sistemas hidrotérmicos.

Posição (2): gestão de riscos e modelagem computacional de sistemas de suprimento hídrico.

O Temático visa a desenvolver a base conceitual e metodológica da gestão de riscos, revendo criticamente a forma com que tais conceitos vêm sendo aplicados aos sistemas de suprimento hídrico e de energia elétrica. Serão desenvolvidos avanços metodológicos na gestão de riscos dos sistemas sob investigação, fazendo uso de modelos de suporte à decisão. As bolsas terão duração de dois anos.

Os candidatos para a posição (1) devem:

a) Ter titulação de doutor recente em engenharia civil, engenharia elétrica ou áreas correlatas ao tema (ciência da computação, matemática aplicada, estatística etc.);
b) Ter experiência prévia comprovada de pelo menos três anos em modelagem computacional de sistemas hidrotérmicos;
c) Ter formação, domínio e habilidade em programação matemática;
d) Apresentar bom histórico de publicações científicas nos temas abordados no projeto temático;
e) Ter proficiência na língua inglesa, incluindo habilidade de redação e fluência oral.

Os candidatos para a posição (2) devem:

a) Ter titulação de doutor recente em engenharia civil, engenharia ambiental ou áreas correlatas ao tema (ciência da computação, matemática aplicada, estatística etc.);
b) Ter experiência prévia comprovada de pelo menos três anos em modelagem computacional de sistemas de saneamento;
c) Ter formação, domínio e habilidade em programação matemática;
d) Apresentar bom histórico de publicações científicas nos temas abordados no Projeto Temático;
e) Proficiência na língua inglesa, incluindo habilidade de redação e fluência oral.

Os candidatos devem enviar currículo, carta de encaminhamento com justificativa de interesse e histórico escolar da pós-graduação, indicando três pessoas para referências, até as 18h do dia 24 de fevereiro de 2010 para o professor Paulo Sergio Franco Barbosa (franco@fec.unicamp.br).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.